26/03/2026 - 12:24
O Ministério da Agricultura brasileiro informou nesta quinta-feira, 26, que foi prorrogada preventivamente por mais 180 dias a vigência do estado de emergência zoossanitária para gripe aviária em todo o território nacional, em função da circulação do vírus de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil.
+Disseminação da gripe aviária provoca abate de milhões de aves pelo mundo
+Brasil deve ampliar exportações de frango em 2025 mesmo após impacto da gripe aviária
A prorrogação ocorre para que o ministério possa adotar medidas rápidas de contenção e erradicação de focos, além de viabilizar a mobilização de recursos da União, principalmente em caso de ocorrência de um foco da doença em granja comercial.
Histórico da gripe aviária no país
O primeiro foco de gripe aviária no Brasil foi registrado em 15 de maio de 2023, em aves silvestres. Já em ave comercial, o primeiro e único foco até o momento foi confirmado em 15 de maio de 2025.
Até o momento, foram registrados 188 focos da doença, sendo 173 em aves silvestres, 14 em aves de subsistência e um em ave comercial, que resultou em um embargo comercial de importadores no ano passado.
Com a resolução do caso em granja comercial, os embargos foram suspensos ao longo do ano passado.
