O governo brasileiro afirmou nesta segunda-feira que recebeu “com satisfação” a oficialização, pelo governo filipino, da aprovação do regime de “system accreditation” para carnes bovina, avícola e suína brasileiras, informou nota do Ministério das Relações Exteriores.

Conforme a nota, a modalidade permite que o Ministério da Agricultura e Pecuária certifique e habilite frigoríficos nacionais para exportação às Filipinas, tornando missões filipinas de auditoria desnecessárias.

+Colheita da soja 2023/24 no PR atinge 87% da área, aponta Deral

O novo regime, diz a nota, irá viabilizar a “expansão do número de frigoríficos habilitados, abrangendo inclusive empresas de menor porte e diversificando as exportações de proteínas animais para o país asiático”.

“A medida filipina reafirma, em um importante mercado, a qualidade e a segurança dos produtos brasileiros, com base na conformidade com rigorosos padrões sanitários”, diz a nota.

Ainda segundo o ministério, as Filipinas foram o sétimo principal destino da proteína animal brasileira no mundo, somando 681 milhões de dólares em exportações. Para a carne suína, foram o segundo maior mercado — 274 milhões de dólares, o equivalente a 10% das exportações globais brasileiras do produto.