Os preços do café robusta na ICE subiram nesta segunda-feira, 29, com o mercado apoiado pela escassez de oferta na Europa.

CAFÉ

* O contrato março do café robusta fechou em alta de 6 dólares, ou 0,2%, a 3.275 dólares a tonelada, após estabelecer uma máxima contratual de 3.326 dólares.

* Os negociantes afirmaram que os abastecimentos na Europa continuam escassos, em parte devido às interrupções no fluxo de suprimentos da Ásia causadas pelos ataques no Mar Vermelho.

* Os estoques de café europeus estão nos níveis mais baixos em pelo menos sete anos, segundo dados da Federação Europeia do Café.

* As exportações de café do Vietnã subiram 4,2% no início de janeiro.

* O contrato março do café arábica caiu 2,4%, a 1,8925 dólar por libra-peso, devolvendo alguns dos ganhos da semana passada, já que o foco permaneceu em se as chuvas no Brasil nos próximos dias serão suficientes para aliviar as preocupações relacionadas à seca.

+BNDES anunciará ampliação de recursos ao agronegócio, diz Fávaro

AÇÚCAR

* O março do açúcar bruto fechou em queda de 0,24 centavo, ou 1%, a 23,53 centavos de dólar por libra-peso.

* Os especuladores reduziram suas posições vendidas em futuros de açúcar bruto na ICE U.S. na semana encerrada em 23 de janeiro, informou a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) na sexta-feira.

* Os negociantes citaram uma possível nova demanda por parte da China e da Indonésia, enquanto o governo de Bangladesh está tomando medidas para reduzir impostos de importação de açúcar.

* Eles acrescentaram que os estoques estão altos no Brasil no final da temporada, o que pode pressionar os preços físicos.

* O março do açúcar branco caiu 0,9%, para 662,10 dólares a tonelada.

 

(Reportagem de Nigel Hunt e Marcelo Teixeira)