10/04/2025 - 15:00
As frutas são alimentos que devem ser consumidos diariamente, mas como seus preços sofrem variação conforme o período do ano, a chamada sazonalidade, existem épocas mais indicada para comprar cada tipo de fruta, não só pelo preço, que fica mais acessível, mas também pela qualidade, que melhora no período de alta da fruta no pé.
+ Vida no campo: nova geração de agricultores faz sucesso nas redes mostrando rotina rural
As mudanças climáticas e o avanço tecnológico mudaram um pouco o cenário da sazonalidade das frutas. Ainda assim, seguir o calendário “natural” pode ajudar a economizar na hora de fazer a feira.
Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida, engenheiro agrônomo da Ceagesp, aponta que a sazonalidade pode ser uma grande aliada dos consumidores.
“Comprar frutas de acordo com a época pode ser muito bom por que as frutas estão no auge da sua qualidade, com melhor aparência e principalmente sabor. E pela lei da oferta de demanda acabam custando menos. Por motivos diferentes, temos baixa qualidade e preços alto no começo e no final da safra.
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), explica os preços das frutas não só dependem da safra principal, mas da oferta. “Porém com a oscilação climática, tem sido difícil generalizar um comportamento de preços.
Mas tem frutas que sofrem menos com essas variações, como a maçã, diz a Ceagesp.
“Dada a capacidade das maçãs serem armazenadas por alguns meses, ela sofre menos com os efeitos do clima depois de colhido. Já mamões e citros vêm com bastante flutuações, tanto por conta do clima quanto por questões de pragas e doenças na lavoura”, diz Bitencurt.
O aumento nos preços costuma ser repassado ao consumidor final, e pode conforme a região, já que os estados do Brasil se espalham por um longo território com diferentes microclimas.
Entenda a sazonalidade
Ao dar preferência ao consumo de alimentos com produção regional e sazonal, as chances de adquirir um produto mais nutritivo e seguro são maiores.
Quando se produz em época adequada ao desenvolvimento, a cultura possui menor incidência de pragas, plantas daninhas e doenças, tornando a frequência de interferência por parte do agricultor muito inferior em relação ao cultivo fora de época.
Além dos benefícios nutricionais e da segurança alimentar, o consumo sazonal também traz benefícios econômicos ao consumidor, seguindo a lei da oferta e procura.
Quando há abundância de um determinado produto, o valor de mercado diminui, assim como a menor oferta de produtos, como aqueles que não estão na sua época de maturação natural, faz com que o custo de comercialização do mesmo seja mais elevado.
Confira o “calendário das frutas”
*Importante lembrar que devido a fatores climáticos e geográficos, o calendário das frutas pode sofrer alterações.
*Estagiário sob supervisão