08/07/2015 - 12:33
A GranBio, empresa de biotecnologia industrial 100% brasileira, lançará até o fim deste ano a sua primeira variedade comercial de cana-energia. Com o nome de Cana Vertix, ela será utilizada como fonte de açúcar e biomassa nos próximos projetos do grupo.
A cana-energia tem vantagens competitivas em relação à cana-de-açúcar. A produtividade da Cana Vertix ultrapassa 180 toneladas por hectare, praticamente o dobro do rendimento obtido com a cana tradicional. Além disso, seu teor de fibras chega a 33%, valor duas vezes maior que o da cana convencional, quando colhida de forma integral.
O programa de melhoramento da GranBio é feito por meio de suas subsidiárias BioCelere (Centro de Pesquisas em Biologia Sintética) e BioVertis, que tem como missão viabilizar matérias-primas competitivas para a indústria de biocombustíveis, bioquímicos e bioenergia. O desenvolvimento começou em 2012, na Estação Experimental da companhia, localizada em Barra de São Miguel (AL). Foram feitos cruzamentos envolvendo tipos ancestrais da cana, que hoje compõem o banco de germoplasma da empresa, e de convênios com institutos de pesquisa brasileiros. Além disso, há um intenso trabalho de cientistas, que acompanham de perto toda a atividade de melhoramento da empresa. Os exemplares com melhores características foram selecionados e estão sendo multiplicados em viveiros.
A fase de testes incluiu a plantação em cinco estados das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-oeste, com características de clima e solo distintas. Os resultados comprovam que a cana-energia pode ser plantada em áreas mais restritivas, como em ambientes degradados, sem a necessidade de concorrer com a produção de alimentos.
“As principais vantagens da cana-energia são a alta produtividade e robustez, devido ao elevado teor de fibras contido nela. Essas características a tornam a melhor opção de matéria-prima tanto para a indústria de biocombustíveis e bioquímicos de segunda geração, como para a geração ou cogeração de energia elétrica a partir da biomassa”, afirma o Diretor Agrícola da GranBio, José Bressiani.
Além de produtiva, a Cana Vertix é mais rústica, o que permite um melhor uso da água e reduz a necessidade de insumos. A união desses atributos tem impacto direto no custo de produção e torna mais competitivos os projetos que venham a utiliza-la como matéria-prima.
Estudos em cana-energia vêm sendo realizados por diferentes empresas e institutos de pesquisa, por meio de cruzamentos tradicionais. Já a variedade desenvolvida pela GranBio, tem o diferencial de agregar o trabalho de melhoramento ao de biologia molecular. Fonte: Ascom