Nem mesmo a chuva que caiu com frequência na tarde da última segunda-feira (30/09), tirou o brilho da estreia do Cavalo Árabe no Jockey Club de São Paulo. O primeiro páreo realizado por essa raça no Hipódromo Cidade Jardim foi composto por seis dos mais belos cavalos Árabes do Brasil. A largada aconteceu às 18h e os cavalos percorreram uma distância de 1.100 metros em pista de areia. Com esta corrida, os cavalos Árabes retornaram às pistas do país depois de 12 anos.

Para Paulo Saliba, Diretor de Corridas da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), o mais importante foi a presença maciça dos Arabistas, assim como a grande aceitação por parte dos turfistas. “O Árabe despertou curiosidade no público frequentador do Jockey e fez um páreo muito bonito”, comemorou. Saliba agradece ainda a Diretoria do JCSP pela forma cuidadosa com que vem tratando o Cavalo Árabe. “Este primeiro páreo
entusiasmou muitos criadores e proprietários a trazerem seus cavalos e acredito que em breve teremos muitos novos cavalos em Cidade Jardim”, ressaltou Paulo.

O grandioso evento contou com uma plateia exclusiva de aproximadamente 150 pessoas entre criadores e admiradores do Cavalo Árabe, que puderam conferir de perto o cavalo All Pol Rach, de propriedade do Rach Stud, cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. O cavalo Thunder Rach ficou em segundo lugar, seguido pelo cavalo ATENTADDO VE. Nesta primeira corrida foi distribuída uma bolsa de prêmios no valor R$ 12.000,00 aos proprietários. A princípio, nesta primeira etapa, não houve captação de apostas.

O próximo páreo está programado para o dia 21 de outubro, e em novembro acontecerá o Grande Prêmio Nacional do Cavalo Árabe. A partir daí, a previsão é que sejam realizados de 4 a 8 páreos mensalmente. Com esse evento a ABCCA espera reintroduzir as corridas em sua programação mensal. O cavalo Árabe entra nas corridas em um momento bastante significativo e especial para o setor, pois essa modalidade esportiva representa, atualmente, um mercado em franca expansão em todo o mundo. Fonte: assessoria