13/11/2014 - 15:26
A CBC – Central Brasileira de Comercialização, empresa de soluções tecnológicas para negociações online do agronegócio, reuniu mais de quinhentas pessoas nesta terça-feira, dia 11 de novembro, na capital paulista para o lançamento de uma nova plataforma eletrônica para negociações do agronegócio do Brasil. Representantes de toda a cadeia produtiva do agronegócio compareceram ao espaço de eventos Leopolldo para conhecer a nova ferramenta que vai permitir aos agentes do setor comercializar insumos e mercadorias agrícolas em qualquer quantidade com interessados em todo o País. “A CBC disponibiliza uma solução na qual é possível efetuar oferta ou compra estruturada com alcance geográfico, rapidez, segurança, rastreabilidade e otimização de custos”, considera Cássio Loberto, CEO da CBC.
“O que mais me encantou é que na solução da CBC está contemplado o produtor, seja ele pequeno ou grande, para realizar negócios no Brasil e, futuramente, no exterior”, observa Roberto Rodrigues, presidente da UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar e ex-Ministro da Agricultura; que na ocasião participou de um debate sobre futuro do agronegócio e as novas tecnologias com Sérgio Barroso, ex-presidente da Cargill e conselheiro da CBC. “O mundo já reconhece a relevância do agronegócio brasileiro, até mesmo com citações em relatórios da ONU sobre o quão estratégico é o aumento da produção no Brasil. Ferramentas como essa vem para dar uma nova dinâmica nas transações do setor”, complementa Barroso.
A implementação da nova ferramenta da CBC conta com investimentos da ordem de R$ 10 milhões e apoio de empresas como o Grupo União Corretora, que atua no mercado de produtos agrícolas há 31 anos e é um dos investidores. Desenvolvida em parceria com o Grupo CMA no modelo cloud computing (que não exige instalação de programas ou armazenamento de dados), a nova plataforma pretende já entrar em operação em mercados como os de milho, soja e derivados (como farelo e óleo), algodão, caroço de algodão, café, trigo, etanol, açúcar e arroz, entre outros. “A CMA se valeu de seu know how de décadas de atuação no setor e colocou uma equipe de 15 especialistas para desenvolver essa ferramenta que tem como grande benefício facilitar o dia-a-dia do operador. Com ela, vai ser possível fazer mais negócios no mesmo tempo. Isso representa um ganho substancial de eficiência”, comenta José Juan Sanches, presidente da CMA.
A nova plataforma de negócios pretende reunir, num único ambiente eletrônico indústrias, produtores rurais, cooperativas agrícolas, distribuidores, cerealistas, tradings, exportadores e importadores, usinas produtoras de etanol e açúcar, indústrias de soja e derivado, bancos e corretoras de mercadorias, agentes da agricultura familiar, insumos e implementos e mercadorias agrícolas, bem como toda rede logística envolvida. “Essa ferramenta tem a capacidade para que 60 mil pessoas estejam conectadas simultaneamente, conversando e realizando negócios. É um grande avanço para as operações do agronegócio brasileiro”, avalia Francisco de Lavor, presidente da União Corretora.
A nova plataforma vai disponibilizar inicialmente três soluções, por meio das quais o usuário terá possibilidade de efetuar o gerenciamento de todas as suas transações comerciais. A Bid & Ask é uma ferramenta para negociar pequenos e grandes volumes com ampla abrangência geográfica. Essa opção propicia estabelecer todas as condições envolvidas nesse tipo de transação comercial. O usuário efetua um cadastro e pode acessar o sistema como Vendedor ou Comprador, entrar na sala de sua escolha e negociar os produtos de seu interesse. Também é possível propor cadência de entrega, datas de pagamento, negociar quantidades, qualidade e logística. A divulgação do preço do produto também fica a critério do usuário. Além disso, é possível gerar relatórios, gerenciar negociações e saber exatamente o momento em que o negócio foi fechado.
Já nas salas exclusivas de negociação, os clientes contarão com um ambiente próprio e personalizado para realizar seus negócios. Em todas as modalidades de negociação o usuário tem a possibilidade de produzir relatórios gerenciais de suas operações e ter acesso a todas as oportunidades de negócio disponíveis na plataforma.
Outra opção é a modalidade Leilão, por meio da qual é possível acompanhar ou lançar um leilão nas modalidades de venda ou de compra (leilão reverso). Nesse ambiente, o usuário pode, por exemplo, determinar o produto ou serviço a ser negociado, especificar condições, convidar empresas compradoras ou vendedoras e acompanhar os lances em tempo real.