O membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Claudio Spadotto, gerente-geral da Embrapa Gestão Territorial, participa da XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, entre os dias 20 e 24 de novembro, no Golden Park em Foz do Iguaçu/PR. São esperados mais de 600 participantes, entre pesquisadores, professores, profissionais da iniciativa privada, entre outros, para debaterem o tema central: “O solo sob ameaça: conexões necessárias ao manejo e conservação do solo e da água!”.

“Não podemos jamais nos esquecer de que a sustentabilidade da agricultura depende da conservação do solo e da água. Por isso eventos como este são importantíssimos e reúnem profissionais procurando o aprimoramento das práticas de manejo das áreas agrícolas”, explica Spadotto.

A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) denominou o ano de 2015 como o Ano Internacional dos Solos. “Foi uma oportunidade para mobilizar a sociedade quanto à importância dos solos”, afirma.

Em levantamento realizado e divulgado pela Agroconsult em 2015, pela primeira vez a safra brasileira de grãos superará a marca de 200 milhões de toneladas, e o plantel de gado já supera 200 milhões de cabeças, o que levou André Pessoa, coordenador do Rally da Safra, a fazer a seguinte afirmação: O Brasil é um dos poucos países do mundo que produz uma tonelada de grãos por habitante e tem também uma cabeça de gado por habitante.

“Parece pouco, mas em um país em que a população rural é de apenas 15%, e apenas o PIB do agronegócio tem sido positivo nos últimos anos, é uma demonstração de muita tecnologia, trabalho e eficiência”, destaca Antonio Roque Dechen, presidente do CCAS, Professor Titular do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/USP, Presidente da Fundação Agrisus e Membro do Conselho do Agronegócio (COSAG-FIESP).

A Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água será organizada IAPAR em parceria com o Núcleo Estadual Paraná-NEPAR da SBCS. Serão quatro dias de debates, onde serão realizadas quatro palestras em sessão plenária única e quatorze painéis de discussão técnica com duas ou três contribuições técnicas em cada. Fonte: Ascom