A Associação ao InPACTO – Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, está alinhada ao posicionamento estratégico da entidade de atuar ativamente em prol da sustentabilidade da cadeia do café, com foco nas ações sociais, ambientais e econômicas. Lançado em 2014 e reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a atuação do InPACTO envolve monitorar o cumprimento dos compromissos assumidos pelos seus associados frente ao Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.

“Este é um passo importante dentre as diversas ações que estão sendo tomadas pela entidade no sentido de consolidar a ética nas relações comerciais entre compradores e fornecedores de caƒé”, afirma Luciana Florêncio, diretora-geral do Cecafé. Neste sentido, os associados do Cecafé têm adotado códigos de conduta que visam estabelecer o cumprimento das legislações ambientais e trabalhistas como condicionante para a realização de negócios com os produtores de café. 

O Cecafé tem atuado também diretamente com os produtores rurais, por meio do Programa Produtor Informado, realizado nos principais estados produtores de café, capacitando os pequenos cafeicultores e os trabalhadores rurais nas boas práticas agrícolas, na preservação do meio ambiente e no correto cumprimento da legislação trabalhista. Fonte: Cecafé