03/03/2016 - 12:56
O pleito para inscrição das chapas que disputam as eleições da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), sediada em Uberaba (MG), ocorre apenas em maio, mas a chapa ABCZ Unida já definiu três nomes de peso que estarão ao lado do pecuarista Frederico Cunha Mendes, em caso de vitória.
Fred Mendes, como é mais conhecido entre os criadores de gado zebu, terá consigo nada menos que Jovelino Carvalho Mineiro Filho, Gabriel Prata Rezende e Jonas Barcellos. Os dois primeiros são os atuais vice-presidentes da gestão de Luiz Cláudio Paranhos e, juntos, Jovelino, Gabriel e Jonas representam mais de 100 anos de seleção zebu.
O economista e sociólogo Jovelino Mineiro é um criador reconhecido pela maestria com que conduz uma seleção de touros Nelore e Brahman voltados às necessidades da pecuária extensiva, que necessita de reprodutores avaliados geneticamente, funcionais e que preservem, ao mesmo tempo, sua pureza racial. Jovelino é titular da Fazenda Sant’Anna, sediada em Racharia, e também é pioneiro nos estudos para o sequenciamento do genoma bovino.
Da mesma forma, o médico especializado em Medicina Nuclear Gabriel Prata Rezende é mais um velho conhecido da pecuária nacional e como os demais carrega o faro da pecuária seletiva. Além do trabalho desenvolvido na raça Nelore, ele foi um dos primeiros criadores brasileiros a apostar nos diferenciais da raça Brahman, de origem norte-americana e que já completou 18 anos de Brasil. Ele, inclusive, presidiu a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB).
Com papel igualmente importante, Jonas Barcellos é proprietário da Fazenda Mata Velha, uma referência na pecuária seletiva. Empresário de sucesso, ele iniciou na raça Nelore na década de 70 e também liderou o grupo de criadores que voltou à Índia para “garimpar” animais capazes de refrescar o sangue deste importante zebuíno no Brasil, mas sem a perda das melhorias genéticas já conquistadas.
A Chapa ABCZ Unida tem conquistado apoio entre criadores de Norte a Sul do Brasil. O mais recente surgiu de ninguém menos que Eduardo Biagi, o Duda Biagi, proprietário da Carpa Serrana e ex-presidente da ABCZ no triênio 2010-2013, sendo sucedido pelo próprio Luiz Cláudio Paranhos, e que à época também contou com os mesmos três nomes na vice-presidência.
“O Fred é uma liderança jovem e tem um perfil muito parecido com o do Luiz Cláudio Paranhos, que foi uma indicação minha na época. Além disso, é um pecuarista e um profissional de reprodução animal muito respeitado. Tem muita força de vontade para fazer a diferença à frente da ABCZ”, afirma Duda Biagi. Em breve, a Chapa ABCZ Unida divulgará a lista completa de nomes para todos os cargos. Para outras informações clique aqui. Fonte: Ascom