04/02/2025 - 13:53
A premiada égua argentina Polo Pureza terá seus genes, ou pelo menos a maior parte deles, preservados em cinco cavalos geneticamente editados, projetados para superar a própria lenda do polo.
+Símbolo gaúcho, oficialmente adotado e 50 kg mais gordo: como está o cavalo Caramelo
Os cientistas da empresa argentina de biotecnologia Kheiron produziram os primeiros cavalos geneticamente editados do mundo usando uma técnica chamada CRISPR-Cas9. Os cinco cavalos nasceram em outubro e novembro do ano passado, com genes editados para aumentar a velocidade explosiva e manter outras qualidades da égua campeã.
Polo Pureza foi incluída no Hall da Fama da Associação Argentina de Criadores de Cavalos de Polo.
“Projetamos o genoma deles antes de nascerem”, disse Gabriel Vichera, cofundador e diretor científico da Kheiron. “Fazemos isso usando as chamadas técnicas de tesoura genética, que são ferramentas moleculares que nos permitem ir a qualquer região do genoma, fazer um corte preciso e ser capaz de fazer uma mudança nesse genoma.”
“Há certas fibras musculares que lhe dão mais explosividade, uma contração mais rápida, e o animal pode ter essa maior velocidade explosiva”, disse Vichera, acrescentando que o objetivo era incorporar esses genes “em uma única geração de forma precisa”
Vichera disse que isso significa que os cavalos estão em conformidade com os regulamentos argentinos atuais e não contam como doping genético ou organismos geneticamente modificados.
“Não estamos inventando nada artificial, mas sim pegando essa sequência natural e introduzindo-a em outro cavalo natural, que é o que a natureza faz, mas fazemos isso de forma mais rápida e direcionada”, disse Vichera.
Vichera disse que essa técnica permite que os cientistas ajustem o genoma de qualquer cavalo. Vichera disse que a Kheiron também está trabalhando na modificação de porcos para que seus órgãos possam ser compatíveis com transplantes em humanos e em vacas para dar-lhes mais proteína ou pelos mais curtos para suportar melhor o calor.