O pagamento das bolsas de pós-graduação feito pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que estava atrasado, foi regularizado nesta quarta-feira (8).

Ricardo Galvão, presidente do conselho, confirmou que houve atraso, mas assegurou que não tem relação com falta de verba e, sim, com trâmites burocráticos.

Notícias relacionadas:

Muitos bolsistas usaram as redes sociais para reclamar do atraso. Marta Aguiar de Sousa, que recebe uma bolsa de pós graduação pelo CNPq, explicou que estranhou a falta do depósito no dia correto e ficou acompanhando o crédito. “Foi um sufoco. Infelizmente ninguém avisa nada. E sabe qual o grande sufoco? É de nem saber como cobrar, como entender o que eu deveria fazer”, diz a pesquisadora.

Além do atraso, os bolsistas se queixam da falta de reajuste no valor das bolsas. O último aumento foi há 10 anos. No entanto, o governo afirma que o reajuste está entre as preocupações da nova gestão.

Nesta semana, entidades que representam os bolsistas planejam uma mobilização em Brasília para pressionar o governo.

Os valores estão congelados desde 2013: as bolsas de pesquisa para o mestrado pagam R$ 1.500 mensais e as de doutorado R$ 2.200 por mês.

Ouça na Radioagência Nacional: