São Paulo, 21 – A colheita da safra 2021/22 de soja atingia na quinta-feira passada (17) 33% da área cultivada no Brasil, avanço de 9 pontos porcentuais em uma semana, segundo a AgRural. Em igual período do ano passado, 15% da área tinha sido colhida. “No Sul do País, a volta do tempo quente e seco pressiona as lavouras mais tardias, enquanto em Mato Grosso e Minas Gerais o excesso de chuva reduz a qualidade do grão”, disse a AgRural em nota.

Já a colheita do milho verão 2021/22 chegou a 29% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, ante 22% em igual período do ano passado. O plantio da safrinha de milho 2022 alcançou 53% da área no Centro-Sul, ante 24% no mesmo período do ano passado.

+ Agricultura abre consulta para revisão do padrão oficial de classificação da soja

Apesar do bom ritmo, o avanço das plantadeiras está prejudicado em Mato Grosso com chuvas frequentes e no Paraná por falta de umidade – problema que também ocorre no sul de Mato Grosso do Sul e em pontos de São Paulo.

Produção

A AgRural também estima a produção de soja na safra 2021/22 do Brasil em 128,5 milhões de toneladas. A produção total de milho, estimada por enquanto com base em linha de tendência de produtividade para a safrinha, é de 110,9 milhões de toneladas.