São Paulo, 15 – A colheita de soja da safra 2021/22 atingia na segunda-feira, 14 de fevereiro, 21% da área plantada no Paraná, segundo relatório do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado, divulgado nesta terça-feira, 15. Os trabalhos de campo avançaram 6 pontos porcentuais ante a semana anterior e estão 18 pontos porcentuais adiantados em relação a igual período da temporada passada.

Das lavouras ainda no campo, o porcentual de plantações em boa situação se manteve em 36%; a área em condição média passou de 33% para 32%, e em situação ruim subiu de 31% para 32%. Das lavouras da oleaginosa no Paraná, 53% estão em maturação, 45% em frutificação e 2% em floração.

+ Produtor de soja de MT tem até amanhã para cadastrar área cultivada no Indea

Em relação ao milho verão, a colheita avançou 7 pontos porcentuais na semana e alcançou 26% da área – atraso de dois pontos porcentuais na comparação com igual período da safra passada. As áreas em condições boas representam 40% do total, estável ante o relatório anterior, em situação média passaram de 36% para 37%; e em condição ruim recuaram de 24% para 23%. O Deral informou, também, que 68% das plantações de milho se encontram na fase de maturação, 31% em frutificação e 1% em floração.

Quanto ao plantio de milho de segunda safra, chamado de safrinha, ou de inverno, 29% da área prevista foi semeada até a segunda-feira, avanço de 10 pontos porcentuais na semana e de 21 pontos porcentuais na comparação anual. As plantações encontram-se 84% em boa condição, ante 85% há uma semana, e 16% em condição média, contra 15% da semana anterior. Do total, 58% estão em desenvolvimento vegetativo e 42%, em germinação.