São Paulo, 6 – A colheita da safra brasileira de soja 2022/23 atingiu na quinta-feira passada 43% da área cultivada, em comparação com 33% na semana anterior, de acordo com dados da AgRural. “As chuvas frequentes no Paraná e em Mato Grosso do Sul dificultam maiores avanços nos trabalhos. Com isso, o ritmo da colheita continua atrasado”, disse a AgRural, em comunicado.

Em São Paulo e em Minas Gerais, apesar da trégua nas chuvas na semana, o acúmulo de umidade contribui para o alongamento do ciclo das lavouras, o que resulta em atraso com relação ao mesmo período do ano passado.

Milho

Segundo a AgRural, a colheita do milho verão 2022/23 atingiu na quinta-feira 38% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, ante 27% na semana precedente e 45% um ano atrás.

Já o plantio da safrinha de milho 2023 teve bom avanço na semana e alcançou 70% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, ante 55% na semana anterior.

Ainda assim, o número fica atrás dos 80% do mesmo período do ano passado. Mato Grosso do Sul continua com o plantio atrasado, conclui a AgRural.