O cavalo Caramelo, que se tornou símbolo da catástrofe climática no Rio Grande do Sul ao ser resgatado tentando se salvar das enchentes em cima de um telhado, foi a atração mais concorrida da 47º Expointer, tradicional feira agropecuária realizada anualmente no estado.

Com 305 quilos, 50 a mais do que quando foi resgatado, Caramelo abriu o desfile dos grandes campeões, quando são apresentados centenas de exemplares de gado de corte e leite, búfalos, cavalos e ovelhas, momento mais tradicional da feira.

(crédito: Marcelo Eberhardt/Ulbra)

Resgate no telhado

O cavalo Caramelo foi resgatado após cinco dias ilhado em um telhado de uma casa em Canoas, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul em maio.

Após ser resgatado em uma ação conjunta que contou também com a participação de bombeiros vindos de São Paulo, o cavalo foi transportado até o Hospital Veterinário da Ulbra pela cavalaria da Brigada Militar no início de maio.

O cavalo Caramelo ilhado em telhado durante enchentes no Rio Grande do Sul (crédito: Reprodução/ GloboNews)

Devido ao tempo em que ficou com os movimentos restritos, Caramelo desenvolveu algumas lesões na pele e nos músculos e sua pata traseira direita foi lesionada.

O cavalo segue na Universidade, agora com condições normais de saúde e pode contar com uma estrutura completa para o seu bem-estar, além da fazenda-escola com dezenas de hectares. Conforme a médica veterinária Louise Maciel, a estimativa é que ele tenha cerca de oito anos de idade.

“Ele foi pesado ontem e está com 305 quilos, está com cerca de 50 quilos a mais do que quando chegou aqui. Hoje ele não toma medicação e nem suplemento, está com o peso ideal para a altura que tem, ele está até bem gordinho. Mas está um cavalo normal, sem suplemento há um tempo. Vivendo vida de cavalo de fazenda, acorda, come, dorme, caminha, grameia. Agora ele é um cavalo normal como todos os outros”, conta Louise.

Expointer

Uma das principais feiras agropecuárias do país, a edição 2024 da Expointer começou no sábado, 24, no Parque de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio (RS). O evento vai até o dia 2 de setembro.

A 47ª edição do evento tem como slogan “Superar é da nossa natureza”, adotado após as enchentes que aconteceram no estado entre o final de abril e início de maio. A feira reúne mais de 500 eventos entre julgamentos de animais, show de máquinas, pavilhão da agricultura familiar, atrações culturais e artesanatos tradicionais gaúchos.