10/04/2015 - 12:26
Um mercado que usa da criatividade, inovação e tecnologia para superar as adversidades do ambiente econômico negativo. Este é o cenário desenhado pelas empresas dos setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior que participaram da 21ª edição da Intermodal South America, maior encontro das Américas para o segmento que, neste ano, ainda contou com outro evento simultâneo dedicado ao setor de infraestrutura portuária e armazenagem, a InfraPortos South America.
Durante três dias, entre 7 e 9 de abril, as feiras reuniram, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, mais de 680 marcas expositoras de 25 países e um público qualificado de executivos com alto de poder de decisão de fechamentos de contratos e compras. Antes do final do evento 60% das expositoras já haviam renovado os contratos para a Intermodal South America 2016.
“Esta 21ª edição da Intermodal fica marcada como a da retomada do crescimento. O que mais se viu durante os encontros de negócios e conferências é o poder de recuperação das empresas brasileiras, dispostas a ajudar o País a retomar o rumo do desenvolvimento”, ressalta Joris Van Wijk, presidente da UBM Brazil, que organiza o evento.
Nos negócios, a Intermodal foi um sucesso. A empresa Hyster, por exemplo, concretizou durante a venda de um reach staker para a G5 Soluções Logísticas, que utilizará o equipamento para movimentação de carga no Porto de Itaqui, no Maranhão. “A assinatura do contrato no nosso estande marca a nossa participação na feira. Nossas perspectivas foram totalmente superadas”, destaca o diretor da Hyster, Fernando Cruz.
A feira é palco, também, para anúncios de lançamentos para o mercado. A Cone Condomínios de Negócios é um caso. “Participamos da Intermodal há cinco anos, sempre ampliando o estande e utilizando a feira para lançarmos nossos projetos. O nosso retorno é sempre bom, pois aqui encontramos potenciais clientes. Foi aqui que lançamos o Cone Suape, depois o Cone Aratu e, nesta edição, estamos apresentando para o mercado o Cone Goiana, que fica no norte de Pernambuco”, explica o diretor de Negócios, Fernando Perez.
Mais expositores corroboraram com o balanço positivo da feira. “A Intermodal mais um ano confirma-se como um momento importante para a Brado. Aqui encontramos clientes e prospects, mostramos nossas soluções em transporte ferroviário, concretizamos parcerias. Este ano apresentamos o novo projeto de atuação na ferrovia Norte-Sul, que simboliza nossa presença crescendo no mercado interno do país. Agora podemos levar cargas cada vez mais longe, através de parceiros, pela ferrovia”, destaca o presidente da Brado Logística, Alan Fuchs.
Outra perspectiva positiva que surge para as companhias brasileiras, como foi possível conferir na Intermodal South America, é a abertura e a ampliação de rotas comerciais. Um dos exemplos é o interesse da Union Pacific (UP), a gigante ferroviária norte-americana, em facilitar o acesso produtos nacionais por meio do Porto de Houston. O diretor geral internacional de Intermodalidade da UP, David C. Gazzetta, esteve pela primeira vez no Brasil pra conversar com empresários e participar do Seminário Político Econômico, um dos eventos paralelos da Intermodal.
Gazzetta apresentou aos empresários um perfil da Union Pacific. “Temos 51 mil quilômetros de malha ferroviária em 23 estados e 8 mil locomotivas na frota. Queremos expandir as exportações no corredor Estados Unidos-Brasil e estamos na Intermodal para abrir os caminhos e concretizar novas operações”, afirma. “Há um crescimento na exportação de produtos brasileiros por Houston. Estamos na Intermodal para nos aproximar e fazer negócios com embarcadores brasileiros e facilitar o transporte intermodal, em especial para costa oeste norte-americana”, frisa o representante no Brasil do Porto de Houston, John Cuttino.
Quem percorreu os pavilhões da feira, também com o objetivo de fazer novos negócios internacionais, foi o consultor da Transocean Services, Michael Behrendt. “Queremos ampliar a presença dos embarcadores brasileiros nos terminais J.Müller em Brake e Bremen, na Alemanha. Além disso, ampliar a troca de conhecimento entre alemães e brasileiros, principalmente na utilização do modal ferroviário, que é mais eficiente, barato e sustentável ambientalmente”, diz.
A Intermodal South America e InfraPortos South America tiveram uma programação variada de conferências que discutiram o cenário econômico e os pilares de desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, além dos desafios ambientais dos setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior.