01/02/2008 - 0:00
Eles são grandes, potentes e politicamente incorretos, mas fazem um grande sucesso em todo o mundo. Os SUVs (Sport Utilities Vehicles), ou utilitários esportivos de luxo, foram desenvolvidos para o uso fora de estrada, por produtores rurais que precisam de um carro que suporte buracos e estradas de terra, mas são utilizados em grande parte por consumidores exclusivamente urbanos, que raramente tiram o veículo do asfalto. De olho nisso, a reportagem de DINHEIRO RURAL testou alguns dos utilitários mais vendidos no Brasil em situações offroad e concluiu: todos são muito bons, mas oferecem características bem distintas.
Principal sonho de consumo de dez entre dez apaixonados por off-road, a Land Rover Range Rover se destaca pela robustez. Diferentemente das concorrentes, a Land Rover é um fabricante especializado em veículos 4 x 4, tendo produzido inclusive jipes para o Exército britânico. Por isso, não poderia fazer feio. E de fato não fez. Equipada com um potente motor bi turbo diesel, que desenvolve 272 cavalos de potência, o veículo mostra muita força, principalmente em baixas rotações. Por ser movido a diesel, o motor também tem uma durabilidade até três vezes maior que os movidos a gasolina.
O carro traz ainda itens de luxo de dar inveja a qualquer sedan, como telas de LCD atrás dos encostos de cabeça, geladeira no console central e um moderno computador de bordo com tela touch screen, que mostra o funcionamento do sistema de tração, regulagem da suspensão, calibragem dos pneus, localização, entre outras funções.
Em termos de tecnologia, no entanto, ninguém supera o Audi Q7. Primeiro utilitário esportivo da marca alemã, o Q7 é o SUV mais moderno e com visual mais atraente entre os testados. Além disso, oferece equipamentos de segurança exclusivos, como câmera de marcha à ré de alta resolução (com mostrador eletrônico de direção e obstáculos), além de um inovador indicador de carros no ponto cego, que avisa através de uma luz no retrovisor sempre que algum veículo estiver em uma posição de risco.
Com motor de 385 cv, Porsche Cayenne vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos
A segurança também é um ponto alto deste Audi. Equipado de série com air bags frontais, laterais dianteiros e traseiros, além de cortinas em todas as janelas, garante total proteção aos ocupantes. Programa eletrônico de estabilidade (ESP), freios ABS e dispositivo de distribuição de frenagem (EBD) também são de série. O enorme teto solar é outro destaque da Q7, que acomoda até sete passageiros.
Outra novidade é o conjunto óptico, que faz as curvas junto com o motorista, uma vez que os faróis de xenon acompanham o movimento das rodas dianteiras, revelando obstáculos que poderiam causar acidentes. O veículo também dispensa o uso das chaves. Sensores detectam sua presença, abrem automaticamente o carro e permitem sua ativação através de um botão no console central.
De olho no público rural, a Audi dispõe ainda de um kit off-road,com rodas especiais de 20 polegadas, protetores de motor e câmbio, estribos laterais, bagageiro de teto, entre outros. O Q7 está disponível apenas com motor 4.2 V8 a gasolina, que desenvolve 350 cavalos de potência.
Mas, para quem está mais preocupado com o desempenho, o modelo mais indicado é a Porsche Cayenne S. Reestilizada, a versão 2008 da Cayenne traz motor de 4.8 V8 aspirado de 385 cavalos, que levam o carro de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e velocidade final de 252 km/h. Um verdadeiro carro esporte, mas sem deixar de lado o conforto de um utilitário esportivo de luxo.
Seu sistema de suspensão pneumática permite ajustar o carro em seis níveis de altura, com variação de 110 milímetros. No nível normal, a distância do solo é de 215 mm, mas o veículo abaixa conforme ganha velocidade. Aos 125 km/h o veículo é rebaixado em 22 mm e ao atingir 210 km/h desce mais 10 mm. Por outro lado, em uso fora de estrada, o carro pode ser levantado até 271 mm.
O Porsche é o único dos modelos testados que já vem com sistema de GPS instalado de fábrica, mas, neste primeiro momento só cobre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Outro diferencial é a possibilidade de agradar até ao mais extravagante dos consumidores, uma vez que o veículo pode ser totalmente personalizado. O comprador pode escolher a cor externa, interna, do couro e dos carpetes e já recebe o veículo pronto da Alemanha, sem custos adicionais.
Mais comportado, o Volvo XC90 prima pela segurança de seus ocupantes e pela preservação do meio ambiente, uma vez que 85% do carro pode ser reciclado. Outro destaque é o PremAir, dispositivo que converte até 75% do ozônio detectado no solo em oxigênio. O SUV da Volvo também atende às rígidas normas de emissões em vigor nos Estados Unidos e na Europa.
A segurança também não poderia ficar em segundo plano em um carro da marca sueca. Além de air bags frontais e laterais, o veículo traz também um sistema anticapotagem, estrutura do habitáculo reforçada e zonas de deformação programada. O destaque, no entanto, fica por conta de um sistema de proteção contra efeito chicote. No caso de uma colisão traseira, os bancos se movimentam de forma a amenizar o impacto sobre os ocupantes.
Já o Toyota Land Cruiser Prado é uma opção mais em conta. Mesmo custando menos da metade do preço de seus concorrentes, o carro não deve nada em termos de conforto e espaço, mas seu modesto motor 3.0 turbo, que rende apenas 131 cavalos, deixa a desejar para um carro de 2,8 toneladas. Movido a diesel, este carro é um dos mais econômicos, mas é indicado para quem quer fazer um uso mais “bonzinho” do carro.
Vale citar que os utilitários da Toyota, Volvo e Audi oferecem a opção de uma terceira fileira de bancos, que acomodam mais duas crianças pequenas.