A comercialização da safra de café do Brasil 2014/15 (julho/junho) está em 87% da produção total estimada, relativa ao final de março. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado. Com isso, já foram comercializados pelos produtores brasileiros 42,77 milhões de sacas de 60 quilos de café, tomando-se por base a projeção de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2014/15 de café brasileira de 48,9 milhões de sacas.

Na média dos últimos 5 anos, a comercialização da safra neste período está em 86%. Em 2014, o mês de março terminou com 85% da safra comercializada. Portanto, as vendas estão adiantadas neste ano. Houve, ainda, avanço de quatro pontos percentuais na comercialização da safra 2014/15 em relação ao final do mês de fevereiro.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, o mercado de café continua gerando oportunidades, que os produtores de uma maneira geral vêm aproveitando. Os vendedores seguem adotando a postura de dosar posições, tentando aproveitar o repique cambial ou alguma recuperação externa. As vendas não chegam a pressionar o mercado, mesmo porque a safra 2014 foi pequena e a oferta é naturalmente mais curta nesse período de entressafra, indica o analista.