Contar a história da maior final do Freio de Ouro de todos os tempos. Essa é a expectativa do Canal Rural com a transmissão da grande final da tradicional prova de seleção de cavalos crioulos. O evento terá como palco a cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, e será realizado durante a Expointer 2015. O Parque de Exposições Assis Brasil sediará a final, entre 27 a 30 de agosto, com veiculação ao vivo pelo Canal Rural (www.canalrural.com.br) e pelo site C2Rural (www.c2rural.com.br) a partir das 12h de domingo, dia 30.

Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a reta final da competição terá 96 fortes concorrentes de todo o País, o que aumentará o clima de disputa no evento. Para Alexandre Crespo, gerente de Leilões e narrador do Freio de Ouro no Canal Rural, a exposição de mídia gerada pela transmissão via TV e internet tem contribuído para a popularização e interesse pela raça Crioula. Otimista, o locutor espera uma final disputada, devido ao excelente preparo dos concorrentes.

“Vai ser a melhor final do Freio de Ouro da história. O torneio tem uma comunidade muito engajada, envolvida e apaixonada pela raça. Além da genética ter evoluído, houve avanço nas tecnologias, no preparo atlético dos animais com apoio de veterinários, treinamentos para melhora da capacidade respiratória e muscular, ou seja, as provas serão decididas no detalhe”.

Essa também é a avaliação de José Luiz Laitano, presidente da ABCCC. “O Freio de Ouro vem amadurecendo como ponto de seleção da raça pelo profissionalismo de seus ginetes, treinadores e da própria associação levando a uma prova de alto grau de dificuldade. Cada vez está mais difícil chegar até a final”, destaca.

Além da final do Freio de Ouro e a exibição de oito leilões – que prometem movimentar mais de R$ 10 milhões em vendas, segundo estimativa dos organizadores -, a Expointer também vai abrigar a Final do Campeonato Nacional Morfológico do Cavalo Crioulo, no dia 1º de setembro, também com transmissão ao vivo do Canal Rural, das 14h às 18h.

Iniciado em março, com 10 classificatórias nacionais em algumas das principais cidades do Brasil, o Freio de Ouro 2015 tem patrocínio de Ipiranga, Banrisul, Massey Ferguson e Vivo, além do apoio de Supra e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS). Fonte: Ascom.