A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar, na próxima quinta-feira (30), um leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) de borracha e dois de laranja. As operações visam incentivar a comercialização e escoamento de 20,4 mil toneladas de borracha natural e 4,5 milhões de caixas de laranja.

O pregão destinado à borracha está detalhado no Aviso nº 191/14 e se destina a produtores rurais independentes, diretamente ou por meio de suas cooperativas. A quantidade está distribuída da seguinte forma: Bahia, 3,9 mil toneladas; São Paulo 13,5 mil t; Mato Grosso, 2,1 mil t; e Espírito Santo, 900 t.

Com relação às operações de laranja, haverá um pregão para os Estados de São Paulo e Minas Gerais (Aviso nº 192/14) e outro para Paraná e Rio Grande do Sul (Aviso nº 193/14). Essas operações também são voltadas a produtores rurais independentes e suas cooperativas.

Os leilões preveem subsídio para a venda de 4 milhões de caixas produzidas em São Paulo, 150 mil de Minas Gerais, 200 mil do Paraná e 150 mil do o Rio Grande do Sul.