No leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) foram negociadas 1, 217 milhão, das 4.200.000 caixas de laranja in natura (Citrus sinensis) ofertadas, 28,98% do total. O resultado foi divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta quinta, 11 de outubro.

Participaram da operação produtores dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, que obrigatoriamente, tiveram de comprovar a venda e o escoamento do produto exclusivamente para indústrias de processamento. O produto comercializado é oriundo da safra 2012.

Segundo o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do ministério, Edilson Guimarães, as regras sobre a quantidade de caixas e a obrigatoriedade de contrato com a indústria foram definidas em conjunto com o setor. Já a intermediação, por meio de corretoras, e a idoneidade fiscal e trabalhista são exigências dos programas mantidos pelo governo e valem para todos os produtores em geral