A união de forças para um futuro sustentável: esse é o tema da 11ª Conferência Anual da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS). O objetivo do evento é ampliar o debate sobre o futuro da produção, comercialização e cadeia de fornecimento de soja sustentável, indo além da certificação para abraçar a ideia de uma plataforma de diálogo entre os diferentes grupos de interesse.

A participação de produtores, representantes da indústria, autoridades e sociedade civil proporcionará espaços para que cada um tenha a chance de compartilhar seus desafios e soluções. De acordo com o presidente da RTRS, Olaf Brugman, a associação está com grandes expectativas para a realização de mais uma conferência.

“Em 2015, o Brasil obteve 432,2 mil hectares certificados, o que representou 1,4 milhão de toneladas de soja; são 73 fazendas certificadas e muitas estão com auditorias credenciadas. Globalmente, para o mesmo ano, foram registrados mais 700 mil hectares certificados e mais de 2,3 milhões de toneladas certificadas e vendidas. Os resultados são extremamente positivos e acreditamos que devemos potencializá-los. Neste sentido, acredito que esse evento vai contribuir e consolidar a posição da RTRS”, comenta.

A RT11 convocará e reunirá as partes interessadas em um espaço de diálogo com o objetivo principal de mobilizar conversas mais aprofundadas sobre a produção e o comércio da soja no contexto mais amplo da sustentabilidade, como subsídio para um debate que vai além da certificação.

“Nosso intuito com o evento é promover um intercâmbio de conhecimentos, experiências e visões entre os participantes para garantir a inovação na cadeia de valor da soja e, dessa forma, garantir sua sustentabilidade econômica em longo prazo”, ressalta. Fonte: Ascom