A consultoria Datagro apresenta em primeira mão ao setor sucroenergético o protótipo de carro elétrico com a célula de combustível movida a etanol. O veículo será uma das principais atrações da 16ª Conferência de Internacional de Açúcar e Etanol, marcada para os dias 17 e 18 (segunda e terça-feira) em São Paulo (SP).

O projeto é da Nissan, que foi apresentado pela primeira vez ao mundo em 2102, no Salão do Automóvel em Hanôver, na Alemanha. Aqui no Brasil, o protótipo foi apresentado no Rio de Janeiro, no dia 4 agosto, na véspera de abertura dos Jogos Olímpicos. É o primeiro carro do mundo equipado com o sistema SOFC, Solid Oxide Fuel Cell (ou Célula de Combustível de Óxido Sólido, em português).

Para o presidente da Datagro, Plínio Nastari, a tecnologia tem tudo para impulsionar a produção de etanol brasileira. “Essa tecnologia vai ser uma revolução, vai valorizar bastante o etanol”. Segundo Nastari, que já dirigiu o carro, é nova saída para o combustível, trazendo de vez mais competitividade ao etanol. Segundo o fabricante, o veículo tem uma autonomia média de 600 km.

Serviço

16ª Conferência de Internacional de Açúcar e Etanol
Data: 17 e 18 de outubro de 2016
Local: Hotel Grand Hyatt – São Paulo (SP)