02/09/2025 - 12:02
Falcão, um touro Brahman de sete anos, tornou-se o primeiro da história da raça zebuína a conquistar o prêmio de animal mais pesado da Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. Pesando 1.430 quilos, esta foi a sua estreia no evento.
+Cientistas criam ‘super cavalos’ na Argentina com edição genética
O touro veio da Fazenda Talismã, localizada em Içara, Santa Catarina. A cabanha (espaço especializado em criar e selecionar animais de raça com qualidade superior) também participou pela primeira vez da feira.
A Expointer é uma das mais tradicionais feiras da agropecuária latino americana. Em 2024, o evento movimentou aproximadamente R$ 8 bilhões segundo os organizadores. Valor que se deve principalmente ao comércio de máquinas agrícolas e a compra de animais. Não há um prêmio para o touro mais pesado.
Em entrevista à Dinheiro Rural, Edinaldo Souza Borges, cuidador de Falcão, disse não estar surpreso com o reconhecimento.
“Sabemos da dificuldade para essa raça vencer uma disputa assim. Não é fácil fazer um Brahman pesar tanto. Até 1.150 quilos já vimos, mas daí para cima é raro. Apesar de ser nossa primeira vez, estávamos empolgados, pois sabíamos que íamos competir bem”, contou.
Na fazenda, Falcão é mais conhecido como Hércules. Ele foi vendido ainda jovem e recomprado dois anos depois. Hoje, os criadores utilizam sua genética para reprodução e com a valorização, pretendem comercializar os genes do touro no mercado.

O cuidador explicou que apesar de receber a mesma alimentação dos outros animais do plantel, Falcão conta com alguns cuidados especiais.
“Ele fica semi-estabulado. Recebe silagem de milho e ração convencional. De manhã, fica confinado na baia; à tarde, soltamos para que caminhe um pouco, pegue sol… Essa é a rotina dele”, disse.
Segundo Borges, o peso recorde se deve à boa conversão alimentar do animal. “Ele foi ganhando peso, ganhando peso… e está aí, com 1.430 quilos.”
O que torna o feito excepcional?
Desde o início da feira, na década de 1970, os frequentadores se acostumaram a ver pesos-pesados das raças europeias Charolês, Limousin e Devon, mas nunca um touro Brahman.

Criada nos Estados Unidos, a raça Brahman é fruto do cruzamento de zebuínos da Índia e do Brasil, introduzidos naquele país na década de 1920, especialmente Guzerá, Nelore, Gir e Indubrasil. Presente em mais de 70 países, foi oficialmente registrada no Brasil em 1994, pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e desde então vem conquistando excelentes resultados produtivos.
Atualmente, a raça conta com 224.481 animais registrados (dado de novembro de 2020), apresentando peso médio à desmama de 198 kg para machos e 186 kg para fêmeas. Ao sobreano, os machos atingem em média 330 kg e as fêmeas 282 kg, quando criados a pasto.