O relatório Visão Agro, feito pelo Itaú BBA, aponta que o consumo per capita de carne pela população brasileira em 2024 deve atingir 32 kg, igualando assim o recorde de 2013. 

Os dados apontam que a produção formal de carne bovina deverá crescer cerca de 15% neste ano, superando as 10 milhões de toneladas. O número vai de encontro com as expectativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

+ Alcatra e contrafilé são as carnes com maior redução de preço em julho

O aumento na produção fez com que os preços da carne bovina ficassem mais baixos para o consumidor em 2024 mesmo com o aumento na exportação em 20%, que pode chegar a 3,4 milhões de toneladas. A expansão da disponibilidade de carne no mercado interno deverá crescer 13% em 2024. 

“As exportações têm se mostrado vigorosas, batendo recordes e ajudando a escoar o aumento da produção. E mesmo com os embarques sólidos, esperamos uma elevação significativa no consumo interno de carne bovina em 2024, em função do grande aumento da produção propiciando preços mais baixos ao consumidor final”, avaliou o Itaú.

Preços devem se recuperar em 2025

O relatório também dá conta de que o preço da carne bovina deve voltar a subir em 2025. O motivo é que 2024 é o terceiro ano consecutivo de aumento no abate de fêmeas. A diminuição de crias pode fazer com que os preços se recuperem em 2025.