A Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonai), localizada em Brodowski, na região nordeste de São Paulo, está investindo R$ 2 milhões na construção de uma nova central de industrialização de leite pasteurizado.

Os recursos (empréstimo a fundo perdido) vieram do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável do Banco Mundial (Bird). A operação financeira contou com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

O objetivo principal da nova central, que será instalada em Patrocínio Paulista (região nordeste do Estado), é a redução de 10% no custo de transporte e 10% nos custos industriais.

A unidade industrial entrará em atividade até setembro –as obras de terraplanagem já começaram. Segundo o vice-presidente da cooperativa, Marcelo Barbosa Avelar, serão beneficiados 200 produtores de leite. A nova central deverá substituir a de Brodowski.

Com captação de 50 mil litros/dia, o leite da Coonai está presente em 85 municípios paulistas. A cooperativa atende também o programa “Viva Leite”, do governo paulista, prefeituras (programa de merenda escolar) e órgãos públicos, como penitenciárias e hospitais.

No ano passado, o leite pasteurizado representou 77% do faturamento da cooperativa – R$ 30 milhões. Além do leite, a cooperativa produz café, ração e insumos agrícolas.

Até 2001, a Coonai industrializava o leite tipo longa vida (leite esterilizado). Mas com a forte concorrência de mercado, que a obrigava a captar leite até em outros estados, os cooperados decidiram apostar em um novo nicho de mercado: o leite pasteurizado. “Decidimos voltar às origens da cooperativa, valorizando o trabalho do cooperado e do produtor da região. Ele é o nosso fornecedor exclusivo”, explica Marcelo Avelar.

Para sustentar essa mudança, dirigentes da cooperativa e associados participaram de cursos de qualificação técnica promovidos pelo Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).

Em convênio com o Ministério da Agricultura e Abastecimento, o Sescoop/SP promoveu nos últimos dois anos palestras e cursos nas áreas de saúde, segurança do trabalho, plantio, melhoria do agronegócio, marketing, gestão e mercado. “Tanto a central de leite como os cursos de qualificação têm o objetivo de fortalecer a cooperativa e o cooperado. Nesse sentido, o Sescoop/SP nos deu suporte técnico para melhorarmos vários processos”, reforça o vice-presidente.

Com a nova central, a cooperativa lançará uma embalagem plástica (tipo B e C), substituindo o saco plástico –conhecido popularmente como barriga mole.  “A garrafa plástica agrega valor ao nosso produto e melhora a renda do produtor. Esse tipo de embalagem facilita também a vida do consumidor”, explica o vice-presidente. Fonte Ascom