O primeiro parágrafo da matéria publicada anteriormente informava incorretamente que a estimativa da SovEcon se referia às exportações russas. Na verdade, a projeção é sobre a safra do país. Segue a nota corrigida.

São Paulo, 24 – A consultoria agrícola SovEcon estimou a safra de trigo da Rússia em 92,2 milhões de toneladas em 2024. A projeção indicou avanço de 900 mil toneladas diante da estimativa do mês passado, em virtude das boas condições climáticas, disse a empresa.

Ainda assim, o resultado esperado para este ano ficou 0,65% abaixo da safra de 2023, de 92,8 milhões de toneladas.

Em nota, a consultoria afirmou que as chuvas nas principais regiões de cultivo de inverno foram o dobro da média, resultando em cobertura de neve abundante em algumas regiões, o que pode minimizar os efeitos do frio nas culturas de inverno.

“Os modelos meteorológicos preveem temperaturas de 2ºC a 4 ºC acima do normal para a segunda metade de janeiro, com expectativa de 20 mm a 25 mm de precipitação na maioria das regiões, o que continua indicando boas perspectivas para a próxima safra de trigo”, disse a SovEcon.

Para o CEO da SovEcon, Andrey Sizov, a oferta expressiva da Rússia foi baixista para o mercado global de trigo no ano passado e isso pode continuar em 2024, com “uma perspectiva inicial positiva para a safra e estoques quase recordes”, explicou.