O Canal Rural promove o 1º Fórum de sementes: Qualidade, tecnologia e marco legal, na manhã do dia 27 de outubro, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. O evento é realizado em parceria com a Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijal). O fórum tem início às 9h, com apresentação da jornalista Kellen Severo e transmissão ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 9h30, no Auditório do Parque da Expodireto Cotrijal.

No primeiro painel, o professor Paulo Dejalma Zimmer, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas, apresenta o papel da semente no contexto atual. Zimmer diz que a semente é o insumo mais nobre na agricultura e possivelmente o mais negligenciado.

“Entender as causas que conduziram ao atual cenário será o primeiro passo para alterá-lo. Entendo que será necessário ‘reinventar este insumo’: na produção, no comércio e principalmente na utilização”, afirma o professor. O diretor técnico, administrativo e financeiro da Fundação Pró-Sementes, José Hennigen, falará sobre certificação e qualidade. Também participa do painel o diretor administrativo da Apassul, Eduardo Loureiro da Silva.

Na segunda parte do fórum, o presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), José Américo Pierre Rodrigues, analisa a legislação de cultivares e os impactos na competitividade. O debate contará com o coordenador da Comissão de Grãos da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Jorge Rodrigues, e com o fiscal federal agropecuário, Odalniro Paz Dutra. Fonte:  Ascom.