26/03/2015 - 14:06
O Brasil garante seu espaço na maior e melhor feira dos segmentos do couro, calçados e componentes do mundo: a APLF – MM&T (Materials, Manufacturing & Technology). O evento, que ocorre entre os dias 30 de março e 1° de abril em Hong Kong, é um dos mais aguardados pelos setores, já que é tido como referência em inovação de materiais e produtos. Nesta edição de 2015, onde são esperados mais de 20 mil compradores de cerca de 90 países, o Brasil leva 37 empresas para exporem suas marcas. Em estandes individuais, as companhias devem ter a chance de mostrar toda a qualidade de seus produtos para então estabelecer contatos e iniciar boas relações comerciais. A participação brasileira na APLF tem o apoio do Brazilian Leather, projeto setorial conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), cujo foco é a expansão do couro nacional no mercado externo. O CICB, aliás, igualmente terá estande para mostrar a força do couro brasileiro no evento.
China e a região administrativa de Hong Kong são os principais destinos do couro produzido no Brasil atualmente. Sozinho, o país asiático adquire 35,9% das exportações brasileiras. Mesmo assim, a presença de fábricas brasileiras na APLF é uma forma de ganhar visibilidade frente a outros mercados mundiais, que sistematicamente também participam da feira.
Segundo o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, é esperado que o volume de vendas de couros e peles brasileiros nesta APLF gire em torno de US$400 milhões. “As expectativas são sempre as melhores possíveis quando se fala em APLF, afinal trata-se da mais importante feira do universo couro em nível global.”, diz. “O evento de Hong Kong é o que mais converge clientes para os curtumes brasileiros. Portanto, participar da feira é fundamental”, continua.
Para exibir o que produz de melhor em território asiático, o Brasil deve sair na frente e antecipar o que vai ser tendência na estação fria do próximo ano a partir de sua Preview do Couro – Winter 2016. Com peças que exploram as possibilidades dos brilhos e dos acabamentos mais apurados, o couro desta coleção a ser levada a APLF absorve inspirações mundiais com um toque de brasilidade que promete conquistar muitos compradores. Uma extensa cartela de cores e um mix variado de texturas que lembram o trabalho artesanal fazem do couro brasileiro um dos mais singulares e apreciados mundo afora. Na prévia Winter 2016 não é diferente: as peças têm personalidade, imprimem um pouco da tão particular originalidade dos brasileiros.
Durante a APLF 2015, o ramo coureiro do Brasil participa ainda, representado pelo CICB, de reuniões do International Council of Tanners (ICT) e do Global Leather Coordinating Comitee (GLCC). As entidades internacionais do couro convocam, periodicamente, as instituições do segmento de abrangência local para avaliar e traçar em conjunto os rumos do setor em nível mundial.
A APLF 2015 é realizada no Hong Kong Convention & Exhibition Centre, das 9 às 18 horas.
Veja quais são as empresas que representam o Brasil na APLF 2015:
Agro Latina Ltda
Alexander Rep Ltda
America Leather Ltda
Apucarana Leather S/A
Brazil Rugs
CICB – Brazilian Leather
Leather Technology Center – SENAI
Couro & Arte
Curtume A.P. Muller Ltda
Curtume Cacique Ltda
Curtume Cubatão Ltda
Curtume Della Torre Ltda
Curtume Ideal
Curtume Krumenauer S/A
Curtume Nimo Ltda
Coming Ind. Com. de Couros Ltda
Couro do Norte Ltda
Courovale
Durli Couros Ind e Com de Couros Ltda
Euro-America International Freight Forwarders
CBR Group – Couros Bom Retiro
Fuga Couros SA
Gobba Leather
H.Y. Leatherex
Hason Internacional
Induspan Ltda
Indústria de Peles Minuano Ltda
JBS Couros
Kromatica Ltda
Lenemur Ind de Couros Ltda
Liderkoll Ltda
Luiz Fuga e Cia Ltda
Minerva S/A
Natur Ind de Couros Ltda
Nova Kaeru Exotic Leathers
Pacific Leather Imp. Exp. Ltda
Partner Ind e Com de Couros Ltda
Union Leather & Ritti Imp Exp
Fonte: Ascom