A raça que surgiu a partir do cruzamento da raça nelore com a europeia, charolês, foi destaque no segundo dia do Circuito Geneplus Embrapa. O canchim, criado para viabilizar economicamente a obtenção de carne de melhor qualidade nas condições brasileiras, é aposta do criador João Paulo Porto, da Fazenda Santa Helena, em Jussara (GO), que destaca a eficiência do canchin na monta natural. O produtor rural abriu as planilhas a outros 120 pecuaristas de sete estados, nesta quarta-feira (13), durante o segundo dia do Circuito, que percorre nesta edição cinco cidades do interior de Goiás, apresentando os resultados da parceria entre pecuaristas e técnicos do Programa de Melhoramento Genético.

O interesse em criar canchim surgiu a partir do primeiro contato e da expertise em cruzar a  raça com o nelore mocho. “O touro canchim permite trabalhar com monta natural, o que não ocorre com as raças europeias”, ressalta Porto, também  presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Canchim (ABCCAN).

Segundo o criador, houve uma evolução muito grande no plantel desde que aderiu ao Geneplus, há dez anos. “Chegamos a atingir a média de 18,7@ por macho e 14,4@ para as fêmeas”. Ele destaca o confinamento como responsável por 80% do faturamento da propriedade e utiliza também a Integração Lavoura-Pecuária a partir das culturas da soja e milho,  no caso da sojicultura, para a reforma de pasto, que se reverte em nutrição para o seu cruzamento. “No ano passado os resultados foram excelentes, e 15% da nossa arrecadação foi por meio do sistema iLP”, conta o pecuarista.

Para o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte), Luiz Otávio Campos Silva, o cruzamento e o sistema ILP são fatores essenciais para estimular a qualidade na carne do animal. “O cruzamento é uma arma poderosa e o grande negócio é incrementar com touros nelore de pedigree, para extrair todo o potencial da raça”, salienta o pesquisador.

Nesta quinta-feira (14), o Circuito percorre dois municípios: Itapirapuã, na Fazenda Sucuri e Britânia, na Fazenda Santa Helena e encerra a quarta edição na sexta-feira (15), na Fazenda Barreiro Grande em Nova Crixás. Mais de 130 pessoas, entre técnicos, pesquisadores e pecuaristas de dez estados brasileiros já participaram do evento, que neste ano percorre o interior goiano.

O Programa Geneplus Embrapa

O Programa Geneplus é um serviço especializado de melhoramento genético animal colocado à disposição do criador (selecionador), de forma a subsidiá-lo na utilização dos recursos genéticos para a produção de genética superior. Desta forma, o objetivo da tecnologia é auxiliar o criador de gado de corte em suas tomadas de decisão na execução da seleção, na elaboração de planos de acasalamento e no suporte de atividades de comercialização. Para isto, disponibiliza as avaliações genéticas de reprodutores, matrizes e produtos.

Assim, cada criador (selecionador) pode ter um programa próprio de melhoramento genético. A proposta da Tecnologia é assessorá-lo para que sejam alcançadas metas de qualidade de produto e produtividade, com a geração e criação de animais equilibrados e harmoniosos, de acordo com as características do sistema de produção e exigências do mercado.

O Programa Geneplus atende atualmente associações e criadores das raças zebuínas (nelore e sua variedade mocha, guzerá e brahman), taurinas (caracu, hereford, limousin e senepol) e compostas (brangus, braford, canchim e santa gertrudis) em vários estados brasileiros, na Bolívia e no Paraguai. Fonte: Ascom