18/09/2024 - 11:50
São Paulo, 18 – O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) estima que 394.742 hectares de canaviais foram queimados no Brasil, nos incêndios ocorridos na segunda quinzena de agosto. O dado foi apresentado pela especialista em Inteligência de Mercado do CTC, Natália Calori, durante a live “Fogo nos Canaviais”, promovida pela SCA Brasil.
Calori explicou que as áreas de Ribeirão Preto (113 mil hectares), São Carlos (79 mil ha) e São José do Rio Preto (51 mil ha) foram as mais afetadas pelos incêndios. Fora de São Paulo, Minas Gerais foi o Estado com mais área queimada, de acordo com o CTC, com 28 mil hectares queimados.
A partir da amostragem das áreas queimadas que usam variedades do CTC, a companhia estimou que 60% dos canaviais queimados eram mais envelhecidos, sendo que 40% das áreas afetadas estavam em ponto de colheita.
Os incêndios se inserem em uma temporada que já vinha apresentando o maior déficit hídrico dos últimos 25 anos, destacou Calori. Ela lembrou que a safra começou com muita cana bisada (cana já plantada anteriormente e que está rebrotando agora), porém o cenário climático desafiador já se refletia em quebra de produtividade, que caiu 13,5% em agosto na comparação com igual período do ano passado.
Até agosto, há quebra acumulada de 7,2% na produtividade agrícola acumulada, com os maiores recuos se concentrando nas regiões paulistas de Araçatuba e Assis.