01/10/2015 - 13:05
Em comemoração aos 40 anos da implantação do etanol no Brasil, ontem (22), personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do biocombustível foram homenageadas com o inédito Prêmio 40 anos de Etanol. Idealizado pela Datagro, a premiação aconteceu durante a 15ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, nos dias 21 e 22 de setembro.
O objetivo do prêmio foi prestigiar os brasileiros que participaram de forma marcante na ascensão do etanol, colaborando com os avanços econômicos, tecnológicos e ambientais.
“O setor contribuiu para mais de 1 milhão de empregos diretos, economizou mais de 300 bilhões de dólares em importação de gasolina, e evitou emissões de mais de 800 milhões de toneladas de carbono”, afirmou o presidente da Datagro Plinio Nastari durante a premiação. Ele ainda explicou: “Isso aconteceu pelo trabalho e dedicação dos produtores e dos consumidores que acreditaram na atividade. Agora é um momento de fazermos um reconhecimento merecido para autoridades que se destacaram nestes últimos 40 anos”.
Ao todo, foram 27 homenageados. Entre eles: Alfred Szwarc; Antonio Cesar Salibe; Antonio Delfim Neto, Cicero Junqueira Franco; Eduardo de Carvalho; Fernando de La Riva Averhoff; Gabriel Murgel; Gyorgy Böhm; Henry Joseph Jr; Homero de Arruda Filho; Ismael Perina; Jairo Balbo; João Guilherme Ometto; José Carlos Maranhão; José Goldemberg; Lamartine Navarro Jr; Leontino Balbo Jr; Luiz Antonio Ribeiro Pinto; Luiz Gonzaga Bertelli; Manoel Ortolan; Maurilio Biagi; Maurilio Biagi Filho; Paulo Saldiva; Roberto de Rezende; Rubens Ometto Melo; Shigeaki Veki; e Werther Annicchino.
Ao final, aclamado pelos homenageados e pelo público o presidente da Datagro, Plínio Nastari foi agraciado, de surpresa, com a medalha do Prêmio 40 Anos de Etanol, somando-se aos demais 27 laureados. Fonte: Ascom