Começa hoje, em Foz do Iguaçu, no Paraná, a International Symposium on Adjuvants for Agrochemicals (ISAA 2013), e um dos destaques é uma descoberta realizada pela Clariant, uma das líderes mundiais em especialidades químicas. A empresa apresenta durante o evento um adjuvante à base de água e óleo que potencializa a performance com 5 vezes mais penetração foliar de herbicidas para controle de plantas daninhas de folhas largas, em comparação com o padrão comercial. Com 97% da matéria-prima proveniente de fontes renováveis, a solução foi desenvolvida pela unidade que se dedica exclusivamente à proteção de cultivos, a Clariant Crop Protection. “Esse adjuvante melhora consideravelmente a retenção e a cobertura da pulverização”, afirma Sven Dammann, Gerente Global de Marketing da Clariant Crop Protection. “Ao utilizar nossos adjuvantes, os agricultores podem aumentar a eficiência de seus defensivos agrícolas”.

As descobertas, que serão demonstradas em um teste de campo, no dia 24, durante a feira,  demonstram o novo modelo de negócios da companhia para proteção de cultivos. Além de sua tradicional presença e expertise global em surfactantes, solventes e emulsificantes, a companhia tem agregado constantemente know-how e serviço às áreas de formulação de pesticidas, orientação de propriedade intelectual e caracterização biológica. Este último aspecto ­ especificamente, experimentos realizados no novo Centro de Inovação em Frankfurt (Alemanha) ­ foi o que levou às descobertas da eficiência do novo adjuvante, que leva a marca comercial Synergen® OS.

Os visitantes da feira também podem conhecer o selo de sustentabilidade da empresa, o EcoTain, apresentado pelo primeira vez. Trata-se de um compromisso de proteger a saúde das pessoas e o meio ambiente sem comprometer a performance e eficiência das soluções, buscando uma excelência sustentável em todas as etapas do processo produtivo. A linha de proteção de cultivo da Clariant é a primeira a apresentar produtos sustentáveis que leval o selo e têm o objetivo de aumentar a produção para os agricultores, desenvolvendo adjuvantes mais seguros e eficientes, agentes dispersantes e emulsificantes que fazem o melhor uso possível dos recursos renováveis. A ISAA termina no domingo, 26 de abril.