15/06/2020 - 7:41
São Paulo, 15 – O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, disse, em nota divulgada na última sexta-feira, 12, que o Departamento de Agricultura do país (USDA), apoia as ações tomadas pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês) para “responder responsavelmente” à decisão do Tribunal de Apelações do Nono Circuito dos Estados Unidos, que pediu à EPA a revisão do registro para uso no país de três defensivos à base de dicamba.
De acordo com a nota, a EPA autorizou o uso limitado de estoques de químicos existentes e já adquiridos, decisão que teria sido criticada pelo Centro de Diversidade Biológica.
“Numa época em que a segurança da cadeia de suprimento de alimentos é primordial, o Centro de Diversidade Biológica e seus aliados buscam prejudicar os agricultores norte-americanos e limitar ainda mais sua capacidade de alimentar, abastecer e vestir esta nação e o mundo”, disse o secretário. Segundo ele, o tribunal não deveria permitir que a “hostilidade” dos autores do processo contra o agricultor norte-americano oculte o fato de que as ações da EPA “seguem precedentes legais e bom senso”.
Segundo o USDA, a decisão da EPA acompanha atos precedentes do órgão em administrações Obama e Clinton, quando os registros de outras ferramentas de proteção de culturas foram cancelados.