01/02/2008 - 0:00
Desde sua última reformulação, em 2005, a Toyota Hilux nunca teve adversários a altura no País. Com conjunto muito superior ao das concorrentes, principalmente em design, a caminhonete sempre foi o grande sonho de consumo tanto de fazendeiros quanto dos que utilizam o veículo estritamente na cidade. Esta realidade, no entanto, pode mudar em 2008, com a chegada de dois adversários de peso: as remodeladas Mitsubishi L200 Triton e Nissan Frontier.
Além de trazerem todos os opcionais disponíveis na Hilux, as novas picapes chegam com um visual mais moderno que a rival, o que pode cativar os consumidores ávidos por novidades. Outro ponto a favor das recém-chegadas é o preço, praticamente igual ao da Toyota, em torno de R$ 120 mil em suas versões mais completas e movidas a diesel.
MITSUBISHI TRITON: design e tecnologia impressionam na nova L200
Fabricado no Brasil, o modelo da Mitsubishi surpreende pela tecnologia e beleza, tanto interior quanto exterior, e traz de série equipamentos sofisticados como computador de bordo com 11 funções, ar-condicionado automático e som original com entrada USB, que permite a leitura de arquivos MP3. Já a nova Frontier, descendente direta da SUV japonesa Pathfinder, é importada da Tailândia e se mostra mais robusta, mas com itens exclusivos como disqueteira de painel para seis CDs com leitor MP3 e piloto automático de série.
Debaixo do capô o equilíbrio continua. Mesmo dotada de um motor menor, a Nissan é a mais potente entre os modelos avaliados, com 172 cavalos e torque de 41.1 kgfm a 2000 rpm, suficientes para dar agilidade ao veículo de três toneladas. Já a L200, com um motor 3.2 Turbo diesel, chega aos 165 cv, mas também conta com uma versão movida a gasolina com 200 cavalos. A Toyota, mesmo com um propulsor um pouco mais fraco, com 163 cv, é a que tem maior capacidade de carga: 1025 kg.
Vale destacar que tanto Frontier quanto L200 e Hilux apresentam um baixo nível de ruído interno, fundamental para quem as utiliza no asfalto. Isso se deve principalmente aos modernos sistemas de isolamento, que inclui dupla vedação das portas e forrações internas extras, desenvolvidos pelas montadoras nos últimos anos.
MERCADO – Líder absoluta de vendas entre as picapes médias equipadas com motor diesel desde seu lançamento, a Hilux fechou o ano de 2007 com 19,3 mil unidades vendidas, de acordo com a Fenabrave – Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos Automotores, contra pouco mais de 11 mil da L200 e 4,2 mil da Frontier, que ainda contavam apenas com os modelos antigos. A líder geral no segmento é a Chevrolet S10, com três mil unidades vendidas a mais que a Toyota. O modelo, por sua vez, custa menos da metade (a partir de R$ 45,5 mil) e não pode ser comparado com o trio asiático.
A chegada das novas versões da Mitsubishi e Nissan acontece justamente no momento em que os executivos da Toyota comemoram um crescimento de mais de 15% em suas vendas no ano passado. Atualmente com participação de 37,7% no segmento, a empresa acredita que este ano será ainda melhor. “O sucesso da Hilux é a prova de que temos um produto de qualidade e que atingiu de maneira assertiva o gosto do consumidor brasileiro. Fechamos 2007 com recorde de vendas e a tendência para 2008 é avançarmos ainda mais”, diz, confiante, Luiz Carlos Andrade Júnior, vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.
Agora, entretanto, a concorrência está bem mais acirrada do que antes. Além dos novos modelos da Frontier e L200, outros adversários que prometem incomodar a líder são os modelos antigos da Nissan e Mitsubishi, que seguem à venda e por preços bem mais baixos do que antes, por volta de R$ 74 mil e R$ 77 mil, respectivamente. Outra que promete incomodar é a Ford Ranger, que baixou os preços (agora a partir de R$ 50 mil) para roubar consumidores dos utilitários leves menores, caso de Saveiro, Montana e Strada.
Certo mesmo é que a Hilux deve perder um pouco de mercado neste ano, mas mesmo assim continua muito forte no segmento e dificilmente perderá a liderança de vendas. É esperar para ver o comportamento do consumidor.
1- TOYOTA HILUX: líder de vendas vai ter concorrência de peso a partir de agora
2 – FORD RANGER: redução de preço pode “roubar” clientes de outros mercados