Em 28 de julho é celebrado o Dia do Agricultor, profissional presente em toda a cadeia rural, especialmente no plantio e na colheita. É quem faz o agronegócio brasileiro mais competitivo e relevante para a economia no mundo.

Em 2021, o agronegócio brasileiro representou 27,4% do PIB nacional. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em maio de 2022, as exportações do agronegócio nacional atingiram um total de US$ 15,1 bilhões, o que representa um crescimento de 13,8% em relação a maio de 2021. No acumulado no ano até maio, o avanço foi de 28,9%, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

A tecnologia é uma aliada para o avanço da produção rural e modernização do campo. A TOTVS, empresa de tecnologia que desenvolve produtos para agricultura, listou cinco medidas tecnológicas para a melhoria da produtividade rural.

1.ERP para gestão agrícola

Para a TOTVS, é importante ter um sistema de gestão agrícola completo para a cadeia produtiva do agronegócio, com flexibilidade para atender os mais diversos tipos de produção. Um ERP especializado atende demandas diversas e específicas de multicultivo, bioenergia e até mesmo originação e beneficiamento, por exemplo. Com o sistema, é possível gerenciar diferentes etapas do processo, desde o planejamento da produção, orçamento, compra de suprimentos, colheita, análise de qualidade até mesmo a comercialização.

Brasil registra 978 casos de varíola dos macacos

2.Controle Fitossanitário

Há soluções que realizam o controle fitossanitário, com registro de armadilhas instaladas e insetos capturados, em que todos os pontos onde são feitas inspeções são georreferenciados, possibilitando a rastreabilidade do trabalho feito em campo. Com essa tecnologia, também é possível identificar pragas e consultar informações sobre o inseto e defensivos recomendados para combatê-los.

3.Portal de Comercialização

Segundo a TOTVS, um portal de comercialização permite o gerenciamento de todas as etapas que envolvem a venda de commodities agrícolas. A ferramenta proporciona a gestão completa dos processos de precificação, negociação, contratos e logística. É importante observar se a solução ofertada se conecta aos demais sistemas de backoffice utilizados, garantindo uma visão completa da operação para uma melhor gestão financeira de contratos, geração de minutas e garantias, gestão de preços e reservas de lotes.

4.IoT no Campo

São sistemas que permitem a conexão de tratores, colheitadeiras, drones e sensores ao sistema de gestão, garantindo a coleta e centralização de informações em um único local. Dessa forma, os produtores têm acesso em tempo real aos dados de toda a propriedade, eliminando preenchimentos manuais e podendo direcionar de forma efetiva a aplicação de insumos, aumentando assim a produtividade e otimizando o tempo.

 5.Portal de relacionamento

É importante estreitar a relação entre os stakeholders da cadeia produtiva do agronegócio – produtor, cliente e seus fornecedores. Para isso, um canal de relacionamento no qual usuários podem acessar as informações sobre entrega, condições e serviços prestados é um bom caminho. O acesso às informações de forma transparente e rápida transmite maior segurança para a realização de negócios.