Tudo é possível com trabalho e dedicação: e isso temos visto de sobra na pecuária brasileira. Os números mostram que a produção animal no Brasil abateu 30,6 milhões de bovinos; 39,3 milhões de suínos e seis bilhões de frangos. Deixamos o cenário de importador para exportador. E dos grandes. Além disso, nossa produção é cada vez mais segura e de qualidade: são muitas as exigências dos consumidores, todas as nossas atividades passam por planejamento, manejo e controle do rebanho.

Ouso a dizer que agora também passa pela genética. Aos poucos nossos pecuaristas estão compreendendo a importância de pensar na gestão da fazenda. Definir um plano genético garante que o progresso da atividade siga de acordo com as necessidades da propriedade, maximizando a produção e o lucro do rebanho. São sementinhas que plantamos todos os dias, porque queremos sempre mais rentabilidade ao produtor.

Por isso, vamos celebrar o Dia Nacional da Pecuária: 14 de outubro! Celebrar a atividade que voa alta e ajuda na economia do país, celebrar o pecuarista que se dedica a produzir, a se alimentar, a ser rentável, rastreável, sustentável, e acima de tudo, se dedica a alimentar todos. Eles já estão inseridos até em processos de certificações. Viva a pecuária!

Continuem focados em produzir um animal eficiente, na qualidade e controle, sempre transparentes aos consumidores e agreguem o melhoramento genético. Essa pode ser uma ferramenta transformadora quando utilizada coerente com seus objetivos de produção.

Enfim, analisem e identifiquem sempre como podemos atingir os melhores resultados. A chave dos bons negócios está em nossas mãos. Fazer acontecer e celebrar só depende de nós. Parabéns para nossa pecuária. Hoje é seu dia de brilhar!