Avaliar a eficiência da utilização de técnicas de análise de imagens (raios X e análise computadorizada de plântulas) para avaliação da morfologia interna e do potencial fisiológico de sementes de grande importância em Cuba, foi o que originou a pesquisa intitulada “Utilización del análisis de imágenes em la evaluación de la morfologia interna y el vigor de las semillas de Morus alba, Moringa oleiferay y Jatropha curcas”.

O estudo, premiado dia 19 de janeiro durante o Prêmio Territorial do Ministério de Ciência Tecnologia Y Medio Ambiente em Matanzas, Cuba, foi realizado pela professora Marlen Navarro Boulandier da Universidade de Matanzas e pelos professores Silvio Moure Cicero e Francisco Gilhien Gomes Junior, ambos do Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

A união entre os docentes foi motivada pela oportunidade de treinamento com a professora Marlen Navarro, responsável pelo estudo, pois possibilitava aos esalqueanos aprimorar conhecimento na área de análise de imagens em tecnologia de sementes, tendo em vista que a ESALQ é considerada referência nacional e internacional em pesquisa e ensino na utilização das referidas técnicas.

“A análise de imagens tem sido utilizada com grande sucesso na avaliação rápida e precisa da qualidade de sementes em comparação com os métodos tradicionalmente utilizados com o mesmo objetivo”, ressaltou Cicero.

O prêmio ocorre, anualmente, pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba, que direciona os estudos de destaque aos pesquisadores que realizaram trabalhos com resultados que podem contribuir com o avanço do conhecimento, além de possuir impacto, rigor científico e inovação. “Os resultados obtidos no trabalho proporcionaram, além do treinamento, grande avanço para a tecnologia de sementes das três espécies em estudo”, contou Gomes.

De acordo com os docentes, participar do evento em nome da ESALQ, representa o reconhecimento internacional dos trabalhos realizados no Laboratório de Análises de Imagens do Departamento de Produção Vegetal, que é pioneiro em realização de pesquisas de imagens em tecnologia de sementes. Fonte: Ascom