31/08/2015 - 14:47
A DuPont Proteção de Cultivos, divulgou na noite da última sexta-feira, dia 28, em São Paulo, os nomes dos sojicultores vencedores do concurso DuPont Colheita Farta na safra 2014/2015.
Treze finalistas de um total de 308 inscritos foram selecionados para a final nas etapas regionais do concurso, realizadas até o mês passado em toda a fronteira agrícola da soja brasileira.
De acordo com a DuPont, a edição deste ano do concurso, a quarta consecutiva, premiou produtores seguindo o critério por região, ou seja, apontará os campeões de produtividade das regiões Cerrado e Leste.
Cada produtor inscrito no programa de produtividade da DuPont reservou cerca de 30 hectares cultivados com a oleaginosa – o mínimo exigido era de 10 hectares – para aplicar exclusivamente o programa DuPont Soja no controle de pragas e doenças. Trata-se de uma metodologia de manejo fitossanitário formada pelo fungicida Aproach® Prima e os inseticidas Avatar®, Dermacor®, Lannate® e Premio®.
Segundo a DuPont, o monitoramento dessas lavouras ocorreu durante toda a safra, com apoio da equipe de engenheiros agrônomos da companhia e também de auditores independentes, desde a fase da dessecação da soja até a finalização da colheita.
O vice-presidente da DuPont Brasil Proteção de Cultivos, Mario Tenerelli, ressaltou que o concurso DuPont Colheita Farta está se tornando uma tradição entre os produtores de soja.
“A inciativa da DuPont tem dado contribuições importantes para o desenvolvimento de tecnologias de suporte ao agricultor ao longo da safra”, disse Tenerelli. Segundo o executivo, o concurso amplia o conhecimento do campo no tocante à inovação tecnológica, ao papel da tecnologia na rentabilidade da cadeia produtiva e ainda dissemina boas práticas agrícolas como o uso correto e seguro de defensivos e o manejo de resistência a inseticidas.
Classificação final
Torre Cerrado
▪ 1º lugar: Eduardo Basso Valim, Sidrolândia (MS). Produtividade média concurso Colheita Farta: 93,4/hectare.
▪ 2º lugar: Mário José Possamai, Canarana (MT): 90,6/hectare.
▪ 3º lugar: Elton Zanella, Campos de Júlio (MT): 83,3/hectare.
▪ 4º lugar: Maria G. Fries e Filhos, Mineiros (GO): 82,3/hectare.
▪ 5º lugar: Dirceu Montani: São Desidério (BA): 81,3/hectare.
▪ 6º lugar: Leivandro Fritzen: Gilbués (PI): 77,7/hectare.
▪ 7º lugar: Deorgenes Fredy Rame: Itaúba (MT): 77,6/hectare.
Torre Leste
1º lugar: Alexandre Seitz, Guarapuava (PR): 109,3/hectare.
2º lugar: Walter Paini, Corbélia (PR): 99,0/hectare.
3º lugar: Rogerio Ferreira Pacheco, Carazinho (RS): 94,4/hectare.
4º lugar: Massaru Hachiya, Bonfinópolis de Minas (MG): 89,0/hectare.
5º lugar: Oswaldo Corso, Iguatama (MG): 88,8/hectare.
6º lugar: Mauricio Liscio Lisauskas, Itapeva (SP): 80,9/hectare.