Uma das maiores produtoras de painéis de madeira e louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, a Duratex é comprometida com a sustentabilidade em todos os processos de produção de suas unidades fabris e florestais.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a empresa destaca seu desempenho em cinco aspectos ambientais: Água, Efluentes, Emissões, Energia e Resíduos. As práticas fazem parte do SGA (Sistema de Gestão Ambiental) e são fundamentais para garantir a avaliação e a melhoria contínua de todos os processos e produtos da companhia no que diz respeito à eficiência ambiental.

Os indicadores divulgados referentes ao ano de 2015 mostram que o volume de água captada diminuiu 6,6%, sobretudo por conta da ampliação do projeto de reaproveitamento de água na unidade Deca Metais São Paulo. Com relação aos efluentes, 63% foram descartados em campos de irrigação.

Com a implementação de ações que visam à redução das emissões de gases de efeito estufa em seus processos industriais, no ano passado, a empresa conseguiu reduzir 8,5% nas emissões em comparação ao ano anterior.

A geração de resíduos da Duratex é proveniente dos processos industriais, das estações de tratamento de efluentes e das instalações da empresa, como refeitórios, banheiros e escritórios. Com a implementação de diversas ações na área, conseguiu-se registrar a diminuição de 32,1% na destinação de resíduos para aterros.

A companhia também atua continuamente em projetos de geração de energia, dos quais o destaque se deu, em 2015, ao aumento de 17% da utilização de biomassa para geração de energia utilizada em suas operações industriais. “Como consequência, passamos a ter mais de 50% da nossa matriz energética suprida por meio do reaproveitamento de produtos de madeira gerados em nosso próprio processo produtivo, como pó e casca”, explica Luciana Alvarez, gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Duratex. 

Vale ressaltar que o processo de manejo florestal da Duratex é certificado, há 20 anos, pelo FSC (Forest Stewardship Council®) e suas unidades da unidade de negócios fabris Madeira possuem o certificado de cadeia de custódia FSC®, o que garante que os produtos são fabricados com madeira proveniente de florestas manejadas de forma ambientalmente adequada e socialmente benéfica.

Todo o desempenho ambiental, econômico e social da Duratex é divulgado no Relatório Anual e de Sustentabilidade da companhia. O documento é publicado desde 2004 e segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) desde 2007. A empresa também segue o Código Abrasca de Autorregulação e Boas Práticas das Companhias Abertas. Fonte: Ascom