09/04/2015 - 11:34
O Programa de Capacitações Tecnológicas em Suinocultura está disponível no portal de educação a distância do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O programa está oferecendo dois cursos gratuitos, na modalidade a distância: Assuntos Gerais em Suinocultura e Produção na Suinocultura. Os interessados só precisam acessar o portal http://ead.senar.org.br/cursos para fazer a matrícula.
O Brasil é o 4º maior exportador mundial de carne suína. Em 2014, o suíno vivo bateu recordes históricos de preços no País e os produtores exportaram mais de US$ 1,5 bilhão, um crescimento de 16,9% em relação ao ano anterior. Agora, em 2015, mesmo atravessando um momento de incertezas, a expectativa é de que o mercado de suínos continue aquecido, com baixos custos de produção e preços remuneradores para os suinocultores. O cenário é positivo mas, entre outras questões, esbarra na falta de profissionais com formação adequada.
“A mão de obra técnica qualificada na área é muito escassa”, afirma a médica veterinária Karina de Carvalho e Silva. Ela é uma das tutoras dos cursos da EaD SENAR, com a experiência de quem atua há mais de dez anos no setor. “Esses cursos do Senar vieram a calhar, porque a suinocultura é uma área muito carente de profissionais com formação específica. O fato de ser a distância facilita bastante, já que, normalmente, o profissional não tem tempo de parar suas atividades pra fazer um curso presencial.”
Fonte: Senar