A produtora rural Maria Stela Damha foi reeleita no mês passado para mais um ano no cargo de presidente da Câmara Consultiva de Boi Gordo da BM&F Bovespa. Maria Stela é uma das herdeiras do grupo Brookfield, do setor imobiliário e gestão de ativos, e diretora da Damha Agronegócio, empresa que cria gado e cultiva grãos em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, em uma área de 150 mil hectares. A câmara consultiva funciona como um foro de discussões sobre o setor e as políticas que a bolsa deve apoiar e incrementar, visando o aumento do volume de negócios futuros do boi gordo. Participam da entidade pecuaristas, frigoríficos, corretoras, representantes do setor e agentes financeiros.

Nelore
O novo desafio de Renato Barcellos

O pecuarista Renato Barcellos, criador de gado em Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso, foi eleito o novo presidente da Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Barcellos substituiu Pedro Gustavo Novis e estará à frente da entidade pelos próximos dois anos. Entre os seus desafios está a expansão do Programa de Qualidade Nelore Natural, criado em 1999 e que anos mais tarde resultou em um selo para a carne da raça. É o caminho mais curto para revitalizar a entidade, que trabalha com um orçamento apertadíssimo, da ordem de R$ 4 milhões anuais, para promover o nelore e os negócios de seus associados.

Luto
A agricultura perde um talento

No dia 13 de junho, faleceu em Londrina (PR), aos 72 anos, o agrônomo José Tadashi Yorinori, um dos mais ativos pesquisadores da Embrapa Soja. Tadashi Yorinori era um dos maiores fitopatologistas do País e referência internacional na cultura da soja, com mais de 40 anos de trabalhos prestados ao agronegócio. É dele, por exemplo, os estudos que levaram o Brasil a adotar a técnica do “vazio sanitário”, um dos mais eficientes mecanismos para manter a sanidade das lavouras. Tadashi Yorinori também realizou as primeiras pesquisas que levaram à identificação da doença ferrugem asiática no País, diagnosticada pela primeira vez em 2001.

Homenagem
Cavaleiro do mérito agrícola

O presidente da Tereos International no Brasil, Jacyr Costa Filho, recebeu do governo da França a insígnia Cavaleiro do Mérito Agrícola (Chevalier du Mérite Agricole, em francês). Ela é uma das mais importantes condecorações daquele país para homenagear personalidades consideradas excelentes prestadoras de serviços à sua agricultura. A Tereos, empresa da área de bioenergia no País há 15 anos, é a quinta maior produtora de açúcar do mundo, com cerca de três milhões de toneladas anuais.

Estados Unidos
Crédito mais fácil

Enquanto o Brasil pena para distribuir os parcos créditos rurais aos produtores, os Estados Unidos põem a mão na massa. No início de junho, o governo do presidente Barack Obama anunciou que o programa USDA Rural Business Service passa a ter novas regras. Elas foram reformadas para facilitar o acesso a qualquer tipo de crédito rural. Pela primeira vez, grupos de pessoas físicas podem garantir empréstimo a empresas do setor. Os produtores também podem usar crédito de imposto como capital e há financiamento para a compra imóvel urbano destinado, por exemplo, a estocar alimentos ou distribui-los.