28/09/2015 - 14:33
A Eldorado Brasil (www.eldoradobrasil.com.br) acaba de alcançar a marca de 4 milhões de toneladas de celulose produzidas pouco antes de completar três anos do início de suas operações. Além disso, em julho, a caçula do setor bateu mais um recorde de produção, registrando 152.182 toneladas de celulose e uma média diária de 4.909 toneladas.
Com uma das maiores e mais modernas fábricas do mundo, a empresa possui custos industriais extremamente competitivos, reflexo da escolha das tecnologias e equipamentos utilizados na construção da linha produtiva e da eficiência operacional. Graças ao investimento no desgargalamento da linha de produção, a Eldorado pode fabricar, sem custos adicionais, 1,7 milhão de toneladas ao ano – acima de capacidade nominal instalada de 1,5 milhão de toneladas ao ano.
“O alto nível de produção atingido, mês a mês, possibilita que os recordes na área industrial sejam batidos seguidas vezes, o que trouxe à companhia a conquista de um novo patamar no cenário mundial de produção de celulose”, afirma Carlos Monteiro, diretor Industrial da companhia.
Projetada para ser autossuficiente em energia, a companhia ampliou sua cogeração. Com o aumento da biomassa obtida a partir da separação da celulose, um subproduto do processo fabril, na Caldeira de Recuperação, mais vapor é enviado para as turbinas que alimentam a unidade.
Com a plena operação da linha atual de produção, a Eldorado Brasil já iniciou as obras do projeto Vanguarda 2.0, sua nova linha de produção de celulose em Três Lagoas (MS) com capacidade nominal para mais de 2 milhões de toneladas. O investimento de R$ 8 bilhões dará origem ao maior complexo industrial do setor em 2018. Fonte: Ascom