A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza entre os dias 9 e 11 de março de 2016 a Dinâmica Agropecuária (Dinapec) na vitrine tecnológica da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande-MS. A feira de tecnologias apresenta roteiros tecnológicos, oficinas e produtos em parceria com diversas instituições.

Em quatro horas, gratuitamente, os visitantes terão a oportunidade de percorrer os roteiros sobre sistemas integrados e consórcios; produção leiteira com sustentabilidade; higiene na ordenha e manejo de bezerras; novas cultivares forrageiras para o Brasil Central e manejo de pastagens; estratégias de melhoramento animal para o rebanho; tecnologias para a produção de novilho precoce, com o uso de boas práticas agropecuárias; sanidade animal com foco em defesa agropecuária; pecuária de precisão e seu olhar no futuro; e ovinocultura.

Ainda haverá oficinas sobre silagem feita a partir do feijão-guandu e milho, primeiros socorros, regulagem e utilização de pulverizador, aproveitamento de alimentos e custos para produzir no campo, com instrutores da Embrapa, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS). Os minicursos contam com 25 vagas disponíveis e inscrições no site, www.embrapa.br/gado-de-corte, ou nos dias do evento.

Um dos responsáveis pela Dinapec, Websten Cesário da Silva, analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa, considera o evento um momento de ganho absoluto. “Os produtores se atualizam e os pesquisadores conseguem um retorno eficaz de suas pesquisas. É um espaço para troca, intercâmbio e interação”. Cesário confirma também a participação das Unidades da Embrapa – Florestas, Pecuária Sudeste, Caprinos e Ovinos, Rondônia, Gado de Leite, Agropecuária Oeste e Pantanal, além das instituições – Unipasto, Fundação MS, Iagro/MS, Famasul e Sistema S (Sesc, Sebrae e Senar).

Abertura

Na abertura oficial da Dinapec, dia 9, os estudantes da 4ª turma do Projeto Agroescola também serão diplomados na abertura. A proposta transfere conhecimentos em pecuária de corte, com a tutoria da equipe de pesquisadores da Embrapa e esse acordo de cooperação técnica é entre a Prefeitura de Campo Grande, o Governo do Estado/Fundect, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Empresa.

A Dinapec está localizada na Avenida Rádio Maia, 830, zona rural, saída para Aquidauana, na capital sul-mato-grossense. Informações pelo telefone (67) 3368-2141 e www.embrapa.br/gado-de-corte. Fonte: Ascom