06/06/2017 - 18:39
Como produzir mais alimentos, tornar as culturas mais eficientes, recuperar terras cultiváveis e ao mesmo tempo garantir segurança alimentar sem impactar a biodiversidade e o meio ambiente? Os temas sempre em pauta no meio rural voltam para à mesa de debates no 14º Agrimark Brasil promovido em Porto Alegre pelo I-UMA (Instituto de Educação no Agronegócio. Nesta edição, o encontro será sediado no auditório da EMATER e prestará uma homenagem aos 62 anos de atividades da ASCAR (Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural). “A Emater/RS-ASCAR é referência nacional nos serviços prestados à agricultura familiar, devemos muito a ela”, diz o presidente do I-UMA, José Américo da Silva. “A sustentabilidade econômica, social e ambiental são os pilares da competitividade da soja brasileira, que movimenta mais de US$ 70 bilhões por ano e responde pela geração de 7,5 milhões de empregos”, afirma o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa.
Para o secretário de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo do MAPA, José Rodrigues Pinheiro Dória, há uma necessidade cada vez maior de uma nova postura de políticas voltadas para a agricultura. “O principal insumo que a agricultura brasileira deve ter hoje é o conhecimento. Se nós pegarmos terra, capital e trabalho e se junto a eles nós não colocarmos a tecnologia teremos alguém na terra empobrecido, uma terra que não vai ter produção, que não vai ter produtividade”, diz o executivo. O representante da FAO/ONU para o Brasil, Alan Bojanic, afirma que o temário a ser tratado no 14º AGRIMARK é muito relevante para a agenda do futuro da produção de alimentos no Brasil e no mundo. “Sabemos que a população vai aumentar e demandará mais alimentos. Para atender a esse desafio cada vez mais vamos ter que produzir usando menos, ou seja, menos recursos naturais que impactam no meio ambiente”, diz ele. “A sustentabilidade da produção é urgente e necessária. Precisamos buscar mecanismos e estratégias visando alcançar essa meta.”
Estão confirmadas as presenças do Secretário de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo do Ministério da Agricultura – MAPA, José Dória; do representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Alan Bojanic; do Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, Francisco Rodrigues Bezerra; do Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, Francisco Turra; do Presidente da APROSOJA Brasil, Marcos Rosa; do Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, Ernani Polo; da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS, Ana Pellini; do Diretor de Sustentabilidade para América Latina da Syngenta, Fabricio Peres e do Presidente da EMATER/RS, Clair Tome Kuhn.
A entrada para o Agrimark Brasil é franca e as inscrições podem ser feitas pelo www.iumaeventos.com.br, agrimark@i-uma.edu.br ou (51) 3224.6111 / 3239.8958.
SERVIÇO
O que: 14º Agrimark Brasil
Quando: 12 de junho de 2017, das 13h30min às 18h
Onde: Auditório da EMATER/RS (Rua Botafogo, 1051 – Menino Deus- Porto Alegre)
Solenidade de Abertura Oficial: 14h, no auditório da EMATER/RS
Ingresso: Entrada franca
Inscrições: Site: www.iumaeventos.com.br
E-mail: agrimark@i-uma.edu.br
Telefone: (51) 3224.6111/ 3239.8958.