04/06/2025 - 7:00
Com a indústria procurando cada vez mais alternativas para o petróleo, por questões ambientais ou financeiras, a Embraer oferece no mercado, desde 2004, o Ipanema 203 movido a etanol. Vinte anos após o lançamento, o Ipanema ainda é a única aeronave a etanol fabricada em série no mundo.
Queridinho da aviação agrícola, o modelo começou a ser produzido na década de 1970 e ganhou a versão movida a etanol em 2004. De acordo com a empresa, o modelo já evitou a emissão de mais de 28 milhões de toneladas de CO2, uma média de 1.4 milhão de toneladas por ano. Com produção nacional, a aeronave teve seu desempenho melhorado graças a utilização da fonte de energia renovável.
“Já foram comercializadas mais de 570 Ipanemas movidos a etanol e mais de 210 aeronaves de versões anteriores que tiveram seus motores convertidos de gasolina para o biocombustível nestes 20 anos”, ressalta Sany Onofre, líder da Aviação Agrícola da Embraer.
A Embraer não vende o modelo para fora do Brasil.
Conheça o modelo
A aeronave é usada por produtores rurais para realizar a pulverização de água e defensivos na produção. Ele consegue pulverizar até 200 hectares por hora. Outras grandes vantagens sobre o pulverizador autopropelido é que ele não dissemina doenças e pragas, não compacta o solo e não gera perdas por amassamento, aumentando a produtividade por hectare em até 30%, de acordo com a Embraer.
Utilizado para pulverização de produtos sólidos ou líquidos, a aeronave também tem realizado uma série de testes para homologar a primeira metodologia de aplicação aérea de defensivos biológicos do Brasil.
Quanto custa?
A Ipanema 203 pode ser adquirida a partir de R$ 3,8 milhões na sua versão Standart.
Qual o prazo para entrega?
De acordo com a companhia, ainda há posições para entrega da aeronave ainda para o primeiro semestre de 2025