A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, e o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Leonel Perondi, lançam nesta quinta-feira (05/04), às 15 horas, no Ministério do Meio Ambiente, a Estratégia do Programa de Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros com base no Projeto TerraClass na Amazônia Legal. O TerraClass é um projeto de mapeamento do uso e cobertura das terras da Amazônia brasileira.

Os mapeamentos e monitoramentos gerados por esse programa permitirão acompanhar o desempenho das políticas públicas orientadas ao atingimento da meta de redução das emissões totais de gases de efeito estufa, conforme compromissos assumidos junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Além disso, permitirão acompanhar o desempenho das ações associadas às Metas Nacionais de Biodiversidade para 2020, correspondentes às Metas de Aichi da Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB.

No evento serão apresentados resultados do TerraClass dos anos base de 2004 e 2014 e, portanto, o comparativo de uma década de dinâmica do uso e cobertura da terra.
Será apresentado também o novo sistema de monitoramento da Amazônia Legal (DETER-B). Trata-se de programa do INPE de monitoramento “em tempo real” do desflorestamento da Amazônia. Fonte: Embrapa