O artigo Increasing beef production could lower greenhouse gas emissions in Brazil if decoupled from deforestation está na capa da revista Nature Climate Change. Publicado em janeiro na versão digital, a pesquisa é destaque na edição impressa de maio da publicação, volume 6, número 5. A imagem da capa mostra um vaqueiro “tocando” o rebanho, em alguma área rural no Cerrado brasileiro.

Os autores são Rafael de Oliveira Silva, ex-estagiário de graduação e bolsista de mestrado na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) e atualmente cursando doutorado da Universidade de Edimburgo e na Faculdade Rural da Escócia, Luís Gustavo Barioni da Embrapa Informática Agropecuária, Julian A. J. Hall da Universidade de Edimburgo, Marília Folegatti Matsuura da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Tiago Zanetti Albertini da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Fernando Antonio Fernandes da Embrapa Pantanal (Corumbá, MS) e Dominic Moran da Scotland’s Rural College (SRUC).

De acordo com o estudo, o aumento da produção de carne pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a redução da pecuária bovina no Cerrado poderá ter efeito oposto, o aumento das emissões. Os resultados são parte do projeto de pesquisa internacional AnimalChange – An Integration of Mitigation and Adaptation Options for Sustainable Livestock Production under Climate Change.

A notícia foi recebida com surpresa por Barioni. “Conseguir uma capa desta é muito emocionante, pois é uma das revistas científicas mais lidas do mundo!”, comemorou o pesquisador. A Empresa parabeniza os autores pela repercussão da pesquisa, que reflete a alta qualidade com o que trabalho foi realizado. Fonte: Ascom