14/12/2015 - 15:05
Para oportunizar o contato comercial e prospectar o potencial de oportunidades de negócios com a região de Antofagasta no Chile, com as regiões dos países membros da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur) e os países asiáticos os empresários do extremo oeste catarinense participaram do Encontro Empresarial Zicosur Ásia-Pacífico, realizado de 3 a 5 de dezembro, no Chile.
A iniciativa organizada pelo membro e representante da Zicosur, Darci Zanotelli, contou com apoio do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Participaram 24 empresários de 30 empresas dos setores de metalomecânica; alimentos, carnes, lácteos e pães; cachaça; moveleira; construção civil; terminais portuários; terminais graneleiros; estruturas industriais, têxtil; embalagens e BIG-BAGs.
Os empresários participaram de exposição sobre as ofertas exportáveis das regiões da Zicosur, apresentação e intercâmbio informativo sobre o mercado da Ásia-Pacífico e explanação dos projetos de transportes terrestres multimodal da Zicosur e sua projeção para os intercâmbios comerciais com a Ásia-Pacífico. De acordo com Zanotelli, as exposições foram esclarecedoras para que os empresários obtivessem informações pontuais sobre a Zona de Integração, a plataforma Ásia-Pacífico, as infraestruturas e como acessar aos mercados de forma direta ou pelo Chile.
Como resultados da missão empresarial destacam-se o interesse de empresários chilenos, argentinos, peruanos e bolivianos em manter contato e relações comerciais, seja em representações e vendas ou nas parcerias industriais mistas “Joint Venture” com empresários catarinenses. Outra grande vitória foi o relacionamento com o Governo do Chile que viabilizou a abertura do mercado daquele país, bem como o acesso aos acordos de livre comércio com outros 96 países do mercado mundial.
“A determinação da presidente Michelle Bachelet foi fundamental para essa conquista, pois viabilizou o diálogo com o governador da região de Antofagasta e presidente pro tempore da Zicosur Valentín Volta Valente para oferecer uma plataforma logística para o comércio da zona da integração e com os mercados Ásia-Pacífico”, complementou o empresário. Desta maneira, também foi autorizada a utilização de armazéns logísticos e industriais e os portos do norte Chileno como facilidade entre os órgãos governamentais e empresários que desejarem utilizar a plataforma.
Zanotelli destacou que entre os acordos de livre comércio com 96% do mercado mundial está o recente Acordo de Associação Transpacífico (TPP) com outros dez países. “O pacto de livre comércio une 40% da economia mundial e pode se transformar no maior acordo regional da história. Por isso, essa abertura do Governo Chileno poderá ser uma grande oportunidade para a indústria brasileira ter acesso aos mercados mundiais com competividade”, analisou o empresário.
Ainda não é possível estimar os resultados econômicos destas conquistas para as empresas catarinenses e brasileiras. Conforme Zanotelli, vislumbrando o futuro tem-se a certeza de que o empresário que for empreendedor e estiver bem assessorado poderá utilizar a plataforma Ásia-Pacífico como uma oportunidade de desenvolver e ampliar seus negócios. “Senhores empresários, lembrem-se abriu-se uma porta para o mundo!”, argumentou.
Para 2016, estão previstas três missões empresariais a Santa Catarina, com a presença dos governos regionais de Antofagasta, presidentes da Zicosur, Câmara de Empresários de Antofagasta, Câmara de Comércio de Salta (Argentina) e Câmara de Comércio de San Salvador de Jujuy (Argentina). Também estão previstos um encontro empresarial da Zicosur e Ásia-Pacífico e duas reuniões temáticas, simultâneas, na sede da Fiesc em Florianópolis, com datas a serem definidas entre a segunda quinzena de setembro e a primeira quinzena de outubro.
Encontros diplomáticos
Com os diplomatas e representantes dos países da Ásia, bem como os da Zicosur, foram feitos contatos articulados pelo empresário membro da Zicosur Darci Zanotelli, empresário e vice-presidente regional oeste da Fiesc, Waldemar Antônio Schmitz e o diretor da Fiesc Paulo Guiliãn, que representaram o setor industrial de Santa Catarina. Também foram realizados contatos individuais de empresários com representantes da Ásia e Zicosur.
“Pelos encontros ficou definido que a secretaria executiva da Zicosur elaborará uma plataforma de produtos exportáveis com informações das empresas para facilitar a prospecção de negócios com os países. Neste sentido, também foi solicitada na reunião plenária da ZICOSUR a incorporação da Fiesc com acento de autoridades nos próximos encontros”, complementou.
Entre os representantes diplomáticos da Ásia presentes no Encontro de Negócios o director Hong Kong Trade Development Council Álvaro Echeverría; o consejero comercial da Embajada de la República Popular China Liu Rutao; o director general, Kotra Chile, Oficina Comercial del Gobierno de Corea Sung Ki Park; o consejero comercial, Embajada de la República Socialista de Vietnam Tran Dinh Van; o Embajador, Embajada de la República de Indonesia Philemon Arobaya; o embajador, Embajada de la República de Indonesia Gilang Gumilar; o diretor, Cámara de Comércio Ásia-Pacífico Luis Schmidt Montes; o diretor, Cámara de Comercio Ásia-Pacífico Juan Luis Ceballos; o directos, Cámara de Comercio Ásia-Pacífico Osvaldo Rosales; embajador, Embajada de la República de Indonesia Gilang Gumilar; diretor, Cámara de Comercio Ásia-Pacífico Luis Schmidt Montes; diretor, Cámara de Comercio Ásia-Pacífico Juan Luis Ceballos; diretor, Cámara de Comercio Ásia-Pacífico Osvaldo Rosales; gerente corporativo, Cámara de Comercio Ásia-Pacífico Elizabeth Lagos e subgerente de Inmobiliaria, ZoFRI S.A. representante gerencia Victor Barraza Véliz.
Liderança
Darci Zanotelli é presidente da Comissão Bi-Nacional Ponte Internacional Peperi-Guaçu Brasil/Argentina, presidente da Associação Bi-nacional de Turismo (ABITUR), membro da Zicosur, coordenador brasileiro do Grupo de Empresários Integrados do Centro Oeste Sul Americano (GEICOS), diretor de assuntos políticos e institucionais da Federação das Empresas de Transporte do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) e representante honorário do Governo da Província de Misiones (Argentina).
Zicosur é a integração de regiões periféricas de diferentes países da América do Sul, que tem o compromisso de reforçar o seu desenvolvimento através da cooperação mútua. Fazem parte a macrozona norte do Chile, Norte da Argentina, territórios da Bolívia, do Paraguai, região sul do Peru e dois Estados brasileiros (Mato Grosso do Sul e Santa Catarina).
De acordo com Zanotelli, as lideranças estão atuando há 26 anos com os governos e as entidades não governamentais dos países sul americanos, em especial Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile e Peru, na busca dos objetivos planejados a partir de 1989 quando foi elaborado um plano de ação futurista para o desenvolvimento e integração. As ações previstas incluem as áreas de infraestrutura, pontes de ligações internacionais, balsas de ligação internacional, corredores rodoviários de integração bi-oceânico, corredores ferroviários bi-oceânicos, gasoduto Argentina/Brasil, turismo, cultura e economia.
“Sabemos que temos muito a fazer, pois são várias ações sendo que algumas se concretizaram, a exemplo da porta em que abrimos dos países membros da zona de integração. Neste sentido, solicitados ao governo catarinense, Fiesc, Facisc e demais entidades do Estado, para que juntos, possamos somar forças na consolidação dos projetos de infraestrutura para promover o desenvolvimento catarinense”, finalizou o empresário.
